Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA

RN-32

Resposta de D. Paulo Laureano a Armando Monteiro, no facebook

Transcrição do texto:

"Estou plenamente de acordo. O triste é quando muitos clérigos compram as ordenações por virem de bispos válidos e fazem delas estandarte. É claro que após Pio XII essas ordenações são válidas pois foram ministradas por bispos válidos, embora ilicitas (unicamente perante a Igreja Católica Romana). A 2ª ordenação aplica-se quando existem dúvidas sobre a validade da primeira ou se efectua uma rectificação do acto em forma e número (por ex. suspeita de simonia, intenção, etc.), salvo no episcopado quando pode ocorrer igualmente transmissão de linhas de Sucessão Apostólica, como aconteceu com D. Milton Cunha quando transitou para a The American Orthodox Catholic Church, e foi Reconsagrado por Mons. Pace, assim como a tantos outros bispos, ou mesmo rectificação quando existem duvidas de simonia, ou não se pode atestar validade. Não creio que seja para ter mais graça ou mais bênçãos. Mais ilicito é ser supostamente sagrado ao episcopado sem estar unido a um colégio episcopal e por um só bispo, excepto os casos de necessidade, mas com mandato de um Primaz ou Patriarca. Tenho conhecimento de quem, em dado momento, entre tantas outras coisas, afirmou ter sido rebaptizado por D. Gabriel por imersão (rito bizantino), por o baptismo romano (aspersão) não ser reconhecido na igreja grega velho-calendarista, quando á mesma aderiu. Então, se o primeiro baptismo era válido, a pessoa em questão recebeu dois baptismos. Qual era o mais válido? Álgum era herético!? Pior seria, se a pessoa numa atitude de "magnificiência" tivesse contado uma grande peta para se vangloriar! O mais grave foi a mesma pessoa, afirmar que tinha sido ordenado Diácono por D. Manuel Martins, bispo da Igreja Romana em Setúbal, antes de ir para o D. Gabriel. Ou seja, após, supostamente ser diácono romano foi rebaptizado. Se não for mesmo verdade, para peta é uma imaginação maravilhosa. Mais grave ainda é chamar hereticos perante a ortodoxia aos irmãos que não comungam com as mesmas ideias, e talvez heresias, como se as mesmas ordenações fossem para validar o válido. Se os que acusam os irmãos fossem Ortodoxos de Fé, Regra e Cánone, talvez a Graça Divina e a caridade cristã brotassem espontaneamente. A Ortodoxia, não a Igreja Ortodoxa, mas a Ortodoxia Universal não reconhece tanta coisa! Se a Ortodoxia através do seu Patriarca Ecuménico fizesse um juizo acerca de alguns "GENUÍNOS ORTODOXOS" possuidores de "estigmas", "possessões pias", etc..., possivelmente, os que buscam ser ortodoxos em sua fé, e procuram viver com as suas faltas e dificuldades, mas sempre confiantes na Providência Divina, cultivando os ensinamentos da FÉ e procurando remédio para as mazelas recebidas, encontrariam o Mestre Oculto aos seus corações. Se todos os que dizem seguir o Mestre e Pastor dos que deviam ser Pais e Pastores, qual exemplo daquele a quem dizem servir e serem sucessores "apostólicos", mas que não passam de fariseus. Pior do que aquele que escolhe errado, é aquele que não é frio nem quente. A esse Deus vomita-o!... O ser incongruente é uma lástima..."

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013