Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro

Recortes de Notícias

RN-51

Arcebispo Dom Armando 34 anos de vida religiosa

01ª versão - 30 de Maio de 2012

Transcrição do texto:

«C.F - Dom Armando como começou a sua vida religiosa?
A minha vida religiosa vem desde criança,fiz toda a caminhada normal de uma criança Católica.Depois do Vaticano II achava tudo muito frio.Um gelo que, na minha opinião, se devia ao facto de ter sentido que a Igreja e suas ordens religiosas se mostravam muito mais materialistas do que espirituais.
Em 1977 depois de muito procurar, entro na Ordem de S. Basílio e sou consagrado Monge na capela dos Jerónimos cedida pelo então Patriarca de Lisboa,no dia de S. Pedro e S. Paulo, pelo então Arcebispo Dom João Gabriel, Continuo Católico no ramo Ortodoxo na fé vivida pelos primeiros cristãos.
C.F - Sabemos do seu interesse pelo conhecimento teológico
Sim, em 1978 sou convidado por uma universidade dos Estados Unidos para fazer o doutoramento em Teologia, depois estudo Psicologia na sua vertente Clínica e religiosa.
Depois vou para o Peru como missionário e 2 anos mais tarde estou no Brasil, onde presido a uma instituição ligada á Igreja Brasileira chamada de o Bom Samaritano. Dez anos depois em 1990 sou Consagrado Bispo pela Igreja Católica Ortodoxa Americana de raiz Russa, e sou convidado para vir a Portugal desenvolver a Igreja Apostólica Católica Ortodoxa e o Seminário de Santa Filomena.
CF- Sabemos também do seu interesse pela pastoral do exorcismo. Quer comentar?
Fui eu que ao ser procurado por varias pessoas que pediam o exorcismo e ao verificar que as dioceses em Portugal tinham deixado de ter exorcistas criei no Seminário de Santa Filomena um serviço de apoio e estudo deste tipo de fenômenos espirituais, que já tem 22 anos de trabalho exaustivo, com estudo especializado em Psicoteologia.
Também me preocupei com a preparação do clero especialmente de homens casados que queriam e tinham vocação para o sacerdócio, e na abertura de Paróquias em todo o País,
Lisboa, Setúbal, Santarém e Porto
.
CF-Como vive a sua fé?
Apesar da fé não ter sofrido a mínima alteração, a minha atitude perante o divino mudou e levou a uma descoberta da espiritualidade assim como a ajuda ao próximo. Que foi o factor que mais me influenciou na decisão de servir a Deus, dentro de um muito especial misticismo vivido entre o povo e dentro da sociedade e cujo fundamento é Cristo.
(...)
Entrevista por Padre Carlos»

02ª versão - 30 de Maio de 2012

(nesta segunda versão, em vez de usar o titulo de "arcebispo", preferiu usar o de "arquieparca mons. dom")