Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA

Transcrição do texto:

«Um bispo ortodoxo leva 500 euros por exorcismo
(...)
Este homem tira o diabo no corpo
(...)
Os meus chacras andam todos trocados. A notícia foi-me dada por Armando Monteiro, que, desde 1990, realiza exorcismos e consultas espirituais num pequeno espaço próximo da Sé Catedral de Lisboa. Gosta que o tratem por “senhor bispo” e atende pessoas, que, com urros e tosses persistentes, esperam num pequeno espaço iluminado com velas a que dá o nome de Santuário.
Nos anúncios de jornal promete “ordenar a Satanás e aos espíritos tenebrosos para saírem do corpo de uma pessoa”. O 24horas foi a uma consulta. Armando Monteiro, de estola ao pescoço, recebe-me com um sorriso e convida-me a sentar:
“Então diga-me lá o que o traz por cá”.
Perante a minha hesitação em contar-lhe os meus “problemas”, dá-me uma garantia: “Tudo o que me contar está protegido pelo segredo da confissão”. Conto-lhe então esses falsos problemas que me afligem: uma vontade irresistível de roubar coisas, visões, vozes maléficas ao adormecer.
D. Armando mostra-se preocupado com os meus sintomas. Pergunta-me o que é que as vozes me dizem. Respondo-lhe de imediato: “Dizem-me para matar os meus amigos. Há meses que não consigo sair com os meus amigos. Preciso de tirar estas vozes de dentro de mim!”, imploro. O bispo nunca me interrompe. Saber ouvir é a sua regra de ouro.
Levanta-se e enrola um terço na mão: “Vamos lá então ver se tem alguns males”. Balança o terço várias vezes junto à minha cabeça, para me fazer o diagnóstico: “O senhor tem os chacras trocados” “Chacras? O que é isso?”, pergunto, assustado. Responde-me, lacónico, quase enigmático: “São coisas espirituais que estão desaranjadas dentro de si”.
Neste momento penso para com os meus botões por que razão uma igreja católica ortodoxa recorre aos chacras da religião hindu
.
Tal qual como um médico, prescreve-me dois tratamentos: um exorcismo de limpeza e um exorcismo de protecção.
O bispo faz questão de me lembrar: “Os tratamentos, no seu caso, vão ficar um pouco dispendiosos”.
Num papelinho escreveme os valores para a suposta cura.
Tudo somado são 500 euros. O dinheiro terá de ser entregue antes do tratamentos
. Garante-me que passa recibos dos serviços prestados.
Igreja Apostólica Católica Ortodoxa é o nome da comunidade religiosa que Armando Monteiro fundou em1990. É uma das centenas de igrejas ortodoxas que existem na Europa. Como é o chefe máximo desta confissão religiosa, não presta contas a nenhum superior hierárquico.
Antes de lá chegar, o taxista surpreende-se com o destino: “Rua das Canastras? Olhe, essa não conheço!”. A morada não vinha na base de dados do sistema GPS do táxi. Telefono a pedir indicações.
“Quem desce pela Igreja de Santo António, é uma porta verde”, orienta-me uma voz do outro lado da linha. Na Rua das Canastras todas as portas são verdes...
Mas apenas uma tem uma placa que indica o “Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas” – e depois um acrescento, noutro tipo de letra: “e Aparecida”.
Passando a cortina vermelha, que protege a entrada de olhares curiosos, avistam-se velas acesas e ao lado, no chão, um extintor, não vá o Diabo fazer das suas.
O espaço é pequeno e escuro, muito escuro. Nos bancos de madeira cabem umas 50 pessoas. Meia dúzia de fiéis balbucia pequenas orações. As paredes estão cheias de quadros com santos. Ao todo, conto mais de 30 imagens, na sua maioria ícones ortodoxos.
A tradição ortodoxa proíbe a ornamentação de igrejas com estátuas. Mas nesta igreja existe uma estátua lacrimejante de uma Nossa Senhora das Lágrimas. As lágrimas estão guardadas dentro de um relicário.
Preeencho uma ficha da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa e pago antecipadamente os 50 euros da consulta. Em rigor, o dinheiro é para pagar o dízimo, explicam- me.
Enquanto espero, uma crente afirma, peremptória: “Algumas pessoas não fazem os tratamentos todos, mas fazem mal. Deus tira tudo”.
Na igreja não se fala em voz baixa.
Por isso, durante duas horas oiço os mexericos sobre fiéis ausentes e louvores às virtudes dos tratamentos, uma musiquinha pia de fundo e os ensaios do pequeno coro da igreja.
À minha frente esperam para serem atendidas duas senhoras, com sintomas invulgares. Uma delas quando reza tosse de forma breve e compulsiva. A outra solta grandes urros, assustadores.
Chamam pelo meu nome. A porta do consultório fica atrás do altar.
Junto a esta porta estão as bandeiras de Portugal, Espanha e Brasil.
Uma das assistentes perfuma o pequeno cubículo, que serve de consultório e confessionário. A longa hora que a senhora dos urros e a senhora da tosse tinham passado no pequeno espaço deixaram no com um insuportável cheiro a suor.
Depois da consulta e de me prescrever os tratamentos para os meus males espirituais, Armando Monteiro dá-me uma pequena medalhinha de plástico a imitar prata, com a figura de Cristo, abençoada no momento . Diz-me que a mesma me irá proteger de todos os males até à próxima consulta.
Antes de sair, besunta-me a testa, o peito e as costas com óleos por si consagrados e deseja-me felicidades. Sinceramente, cheirou-me a azeite.