Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

241º - S.S. Alexandre VIII +
(1689 a 1691 d.C.)

 

Pietro Vito Ottoboni nasceu em 22 de Abril de 1610, em Veneza, de uma família nobre, sendo o caçula de nove filhos de Vittoria Tornielli e Marco Ottoboni, grande chanceler da República de Veneza.
Seus primeiros estudos foram realizados com notável brilhantismo na Universidade de Pádua, onde, em 1627, obteve um doutoramento em direito civil e canónico. Ottoboni foi a Roma durante o pontificado de S.S. Urbano VIII e serviu como referendário da Assinatura Apostólica, e mais tarde como governador das cidades Terni, Rieti, Citta di Castello e Spoleto. Ele também actuou como auditor da Rota Romana.
S.S. Inocêncio X nomeou-o Cardeal e, em 1652, a pedido do governo veneziano, e foi nomeado Cardeal-Presbítero de São Salvador em Lauro. Foi nomeado Bispo de Brescia em 1654 e mais tarde recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal na Igreja de São Marcos, em Roma, passando uma década tranquila em sua diocese. Mais tarde, em 1660, foi nomeado o Cardeal-Presbítero de São Marcos e renunciou ao cargo de Bispo de Brescia em 1664. Ottoboni também foi nomeado Cardeal-Presbítero de Santa Maria além do Tibre em 1677 e mais tarde como Cardeal-Presbítero de Santa Praxedes em 1680. Em 1681, foi nomeado Cardeal-Bispo de Sabina, e em 1683 Cardeal-Bispo de Frascati. Sua última nomeação foi como Cardeal-Bispo de Porto-Santa Rufina em 1687.
Ottoboni também foi Vice-Reitor do Colégio de Cardeais de 1687 até sua eleição para Bispo de Roma.
O embaixador do Rei Luís XIV de França (1643-1715) conseguiu a sua eleição como Bispo de Roma em 06 de Outubro de 1689, como sucessor de S.S. Inocêncio XI (1676-1689), tendo sido coroado em 16 de Outubro de 1689, pelo Cardeal Mgr. Francesco Maidalchini e tomou posse da Arquibasílica de São João de Latrão em 28 de Outubro de 1689.
Alexandre VIII era quase um octogenário quando foi eleito Bispo de Roma, que durou apenas dezesseis meses, durante os quais pouca coisa de importância foi realizada. Luís XIV, cuja situação política era agora crítica, beneficiado pelas disposições pacíficas do novo Bispo de Roma, devolveu-lhe Avignon e renunciou ao há muito abusado direito de asilo da Embaixada da França.
Caridades em larga escala e nepotismo ilimitado esgotaram o tesouro papal, revertendo as políticas de seu antecessor. Entre as várias indicações, seu neto de 22 anos, Pietro, foi nomeado Cardeal e Vice-Chanceler da Igreja. O seu sobrinho Marco, filho de seu irmão Agostino, foi inspector de fortificações navais e Duque de Fiano, e o sobrinho António, outro filho de Agostino, foi generalizado na Igreja. Seu sobrinho Giovanni Rubin foi nomeado Cecretário de Estado e Bispo de Vicenza. Por compaixão pelos pobres dos empobrecidos Estados Papais, ele procurou ajudá-los reduzindo impostos. Mas essa mesma natureza generosa levou-o a conceder às suas relações as riquezas que estavam ansiosas por acumular; em nome deles, e para o descrédito de seu pontificado, ele reviveu os escritórios sinecuros que haviam sido suprimidos por Inocêncio XI. Ele comprou os livros e manuscritos da Rainha Cristina da Suécia para a Biblioteca do Vaticano. 
S.S. Alexandre VIII ajudou a sua Veneza natal, através de generosos subsídios na guerra contra os turcos.
S.S. Alexandre VIII morreu em 01 de Fevereiro de 1691. Sua grandiosa tumba em São Pedro foi encomendada por seu neto, o Cardeal Pietro Ottoboni, e projectada pelo Conde Arrigo di San Martino. O baixo-relevo na base e as figuras laterais (1704) foram esculpidas por Angelo de Rossi, enquanto a estátua de bronze do Bispo de Roma foi realizada por Giuseppe Bertosi.


Home / Biografias Gerais