Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Excelência Reverendíssima
Mgr. Antoine-Adrien Lamourette +
Sua Exª Rev.ma Mgr. Antoine-Adrien Lamourette, nasceu em Frévent, Nord-Pas-de-Calais, no Reino da França, aos 31 de Maio de 1742, numa família de humildes artesãos. Em 1759 ingressou nos Vicentinos e recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 1769. Em 1772 foi nomeado Professor de Filosofia no Seminário Vicentino de Metz, Borgonha. Ele também fazia parte da Sagrada Ordem Celta do Templo. Foi professor de filosofia, doutor em teologia, político francês e o primeiro Vigário de Arras. Ele anexou uma fé sincera numa inclinação para a filosofia.
A partir de 1783, viveu em Paris, e publicou as suas próprias obras, acreditando que “os votos religiosos não devem levar à morte civil”. Ele promoveu a tolerância religiosa e queria reduzir os privilégios do sumo sacerdócio, um problema que levaria à Revolução Francesa em 1789. Quando ocorreu a tomada da Bastilha, ele escreveu uma defesa para a tomada da prisão da Bastilha, e em Novembro 1790, aliou-se ao político francês Mirabeau.
Mirabeau que estava intimamente associado com ele o encarregou de escrever a parte teológica de seu discurso sobre o clero. Ele jurou a Constituição Civil do Clero, em 1790. Em 1791 foi eleito Bispo Constitucional, nomeado para a Sé de de Rhône-et-Loire (Lyon). Mas, como outros bispos constitucionais, ele nunca foi reconhecido oficialmente como tal por S.S. Pio VI.
Ocupou um cargo legislativo durante a revolução francesa. Hoje, é principalmente lembrado por ter advogado por uma “democracia cristã”, sendo citado como criador do termo criado por ele e que por sua tentativa de conciliação no congresso Rhône-et-Loire no Legislativoque passou a ser referida como “O Beijo de Lamourette”, no qual ele propõe procurar acabar com todos os litígios entre as partes. A proposta que ele fez para esse efeito em 07 de Julho de 1792, com um fervor especial, fez tal impressão sobre a Assembleia, que os membros dos partidos mais hostis correram para os braços de um outro - mas esse acto generoso e espontâneo ficou sem resposta. Lamourette protestou contra o massacre de Setembro de 1792, e participou de eventos revolucionários em Lyons (1793).
Ele foi preso em 29 de Setembro de 1793, tendo sido condenado pelo tribunal revolucionário, e guilhotinado em 11 de Janeiro de 1794 em Paris.
Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica Católica Romana – Montrezza