Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

197º - S.S. Bento XII +
(Jacques Fournier)
(1335 a 1342 d.C.)

 

Nasceu em Saverdum, na França, chamando-se Jacques Fournier.
Acredita-se que ele tenha nascido em Canté, no Condado de Foix, por volta da década de 1280, numa família de meios modestos. Ele tornou-se um monge cisterciense e deixou o mosteiro para estudar na Universidade de Paris. Em 1311, foi eleito Abade de Abadia de Fontfroide e rapidamente se tornou conhecido pela sua inteligência e capacidade organizacional.
Em 1317, foi nomeado Bispo de Pamiers. Lá, ele empreendeu uma rigorosa caçada aos hereges cátaros, como Guillaume Bélibaste, que foi queimado na fogueira em 1321.
Os seus esforços contra os cátaros de Montaillou, no Arieja, foram cuidadosamente registados no Registo Fournier, que ele próprio levou a Roma e depositou na Biblioteca Apostólica Vaticana. A sua transcrição foi editada por Jean Duvernoy e documentada pela micro-história pioneira de Emmanuel Le Roy Ladurie, Montaillou.
Em 1326, após o enraizamento bem-sucedido dos últimos - acreditava-se - hereges do sul, foi nomeado Bispo de Mirepoix em Ariège e, um ano depois, em 1327, ele foi elevado a Cardeal.
Fournier sucedeu a S.S. João XXII como Bispo de Roma, depois de ser eleito no Conclave de 1334. O Conclave foi inaugurado em 13 de Dezembro, e parecia que poderia haver uma eleição rápida. Uma maioria de dois terços estava preparada para eleger o Cardeal Jean-Raymond de Comminges, o Bispo do Porto, se ele jurasse antecipadamente concordar em não devolver o Bispo de Roma. Comminges se recusou a fazer promessas para ser eleito. O Conclave, portanto, baseia-se em longas discussões. Como o próprio Fournier disse: "... na discussão realizada sobre a eleição de um futuro Bispo de Roma, eles certamente poderiam ter concordado com outros mais conspícuos pela reputação de seus grandes méritos ...", em outras palavras, havia vários possíveis candidatos. O cardeal cisterciense, Jacques Fournier, foi eleito na noite de 20 de Dezembro de 1334, depois das Vésperas, no oitavo dia do Conclave. Só foi coroado Bispo de Roma em 08 de Janeiro de 1335, pois foi forçado a permanecer em França pelo Rei Filipe VI.
Obrigou os Bispos a conservarem a sua residência em suas próprias Dioceses e reformou a Ordem Beneditina, Franciscana e Dominicana.
Teólogo, declarou que a visão beatífica é privilégio dos bem-aventurados, logo após a morte.
Morreu em 25 de Abril de 1342, estando sepultado na Catedral de Notre-Dame-des-Doms, em Avignon, França.

Home / Biografias Gerais