Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

247º - S.S. Bento XIV +
(Prospero Lorenzo Lambertini)

(1675 a 1758 d.C.)

 

S.S. Bento XIV, nasceu em 31 de Março de 1675 em Bolonha, Itália, numa família nobre de Bolonha, sendo o terceiro de cinco filhos de Marcello Lambertini e Lucrezia Bulgarini. Na época de seu nascimento, Bolonha era a segunda maior cidade dos Estados Papais. Os seus primeiros estudos foram com tutores e, em seguida, foi enviado ao Convitto del Porto, dos Padres Somaschi. Aos 13 anos, começou a frequentar o Colégio Clementino em Roma, onde estudou rectórica, latim, filosofia e teologia (1689-1692). Durante os seus estudos quando jovem, ele frequentemente estudava as obras de São Tomás de Aquino, OP, quem era seu autor e santo favorito. Enquanto ele estudava no Collégio Clementino, a sua atenção voltou-se para o direito civil e canónico. Logo depois, em 1694, aos 19 anos, recebeu o diploma de Doutor em Teologia Sagrada e Doutor Utriusque Juris (direito eclesiástico e civil).
Lambertini tornou-se assistente de Mgr. Alessandro Caprara, o Auditor da Rota. Após a eleição de S.S. Clemente XI, como Bispo de Roma, em Novembro de 1700, tornou-se um defensor consistorial em 1701. Pouco tempo depois, foi criado Consultor da Suprema Congregação Sagrada da Inquisição Romana e Universal e, em 1708, Promotor da Fé. Como promotor da Fé, alcançou dois grandes sucessos: a) A canonização de S.S. Pio V; b) A composição de seu tratado sobre o processo de beatificação e canonização dos santos.
Em 1712, Lambertini foi nomeado Canon Theologus do Capítulo da Basílica do Vaticano e membro da Sagrada Congregação de Ritos; em 1713 ele foi nomeado Monsenhor; e em 1718 Secretário da Sagrada Congregação do Conselho.
Foi nomeado Bispo Titular de Teodósia e Arcebispo Titular de See, em 12 de Junho de 1724, aos 49 anos de idade, recebendo a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo em 16 de Julho de 1724, das mãos de S.S. Bento XIII, na Capela Paulina do Palácio do Vaticano, sendo Co-Consagrante: Mgr. Giovanni Francesco Nicolai, Arcebispo Titular de Myra (Vigário da Basílica do Vaticano), e Mgr. Nicolo Maria Lercari, Arcebispo Titular de Nazianzus (Maestro de Câmera). Em 1725, serviu como canonista no Sínodo Romano de S.S. Bento XIII.
Foi nomeado Bispo de Ancona em 27 de Janeiro de 1727 e foi autorizado a manter o título de Arcebispo, bem como todos os ofícios que já lhe haviam sido concedidos. Ele também foi autorizado a continuar como Abade Comendatário do Mosteiro camaldulense de S. Stefano di Cintorio (Cemeterio) na Diocese de Pisa. Em 1731, o novo bispo teve o altar principal e o coro da catedral restaurados e reformados.
Mais tarde foi elevado a Cardeal da Cúria Romana "In Pectore" em 09 de Dezembro de 1726, com 56 anos de idade, embora o anúncio público da sua promoção tenha sido adiado até 30 de Abril de 1728. Foi-lhe atribuída a Igreja Titular de Santa Cruz de Jerusalém em 10 de Maio de 1728, e participou no Conclave de 1730.
Em 30 de Abril de 1731, aos 56 anos de idade, o Cardeal Lambertini foi nomeado Arcebispo de Bolonha por S.S. Clemente XII. Durante o seu tempo como Arcebispo, ele compôs um extenso tratado em três volumes, De synodo dioecesana, sobre o tema do sínodo diocesano, apresentando uma síntese da história, direito canónico, prácticas e procedimentos para a realização daquelas importantes reuniões do clero de cada diocese. Ele estava de facto preparando o terreno para a realização de um sínodo próprio para a Diocese de Bolonha, uma expectativa que ele anunciou pela primeira vez numa notificação de 14 de outubro de 1732. Quando a primeira edição do De synodo foi publicada em 1748, no entanto, o sínodo ainda não havia ocorrido. Ele continuou no escritório do Arcebispo de Bolonha, mesmo depois que se tornou Bispo de Roma, renunciando finalmente até 14 de Janeiro de 1754.
Após a morte de S.S. Clemente XII, em 06 de Fevereiro de 1740, o Cardeal Mgr. Lambertini compareceu ao conclave para escolher um sucessor. O Conclave teve início em 18 de Fevereiro de 1740, mas Lambertini não chegou até 05 de Março. Ele não era um dos elegíveis, não sendo um dos favoritos de nenhuma das facções (imperialistas, espanhóis, franceses, Zelanti). O Conclave durou seis meses. No início, o Cardeal Mgr. Pietro Ottoboni, Reitor do Colégio Sagrado, foi escolhido para ser eleito, mas vários cardeais se opuseram porque ele era o protector da França na Cúria do Bispo de Roma. Após longas deliberações, Lambertini foi apresentado aos cardeais eleitores como candidato a compromisso, e é relactado que ele disse aos membros do Colégio de Cardeais: "Se você deseja eleger um santo, escolha Gotti; um estadista, Aldrovandi; homem honesto, eu." Mgr. Vincenzo Ludovico Gotti (1664-1742) foi professor de filosofia no Colégio de Saint Thomas, e talvez o principal tomista de seu tempo. O Cardeal Mgr. Aldrovandi era advogado canónico.
Esse gracejo parece ter ajudado na sua causa, que também se beneficiou de sua reputação de aprendizado profundo, gentileza, sabedoria e conciliação em políticas. Na noite de 17 de Agosto de 1740, aos 65 anos de idade, no 255º escrutínio, ele foi eleito Bispo de Roma e assumiu o nome de Bento XIV em homenagem a Bento XIII. Foi coroado em 21 de Agosto de 1740. Em 30 de Agosto de 1740, as famosas estruturas barrocas efêmeras do Festival da Chineia e o arco triunfal de Bento XIV foram erguidos por Carlos III de Espanha, então Rei de Nápoles.
O papado de Bento XIV começou num momento de grandes dificuldades, alimentado pelo anticlericalismo e causado principalmente pelas disputas entre governantes católicos e o Bispo de Romansobre as demandas governamentais de nomear bispos, em vez de deixar a nomeação para a Igreja. Ele conseguiu superar a maioria desses problemas - as disputas da Santa Sé com o Reino de Nápoles, Sardenha, Espanha, Veneza e Áustria foram resolvidas.
Em 22 de Dezembro de 1741, S.S. Bento XIV emitiu a bula Immensa Pastorum Principis e enviou um breve apostólico aos bispos do Brasil e ao Rei João de Portugal, contra a escravização dos povos indígenas das Américas e de outros países. Excomungava qualquer pessoa que, por qualquer motivo, escravizara um brasileiro nativo. Não abordava o caso dos africanos negros. A bula ordenava que os jesuítas parassem de se envolver no comércio, o que era estritamente proibido por seus próprios estatutos, e de se intrometer na política. A bula ficou sem efeito no Brasil.
S.S. Bento XIV, ecoando as palavras de S.S.Gelásio I, proibiu universalmente a prática de mulheres servindo o sacerdote no altar, observando que a prática havia se espalhado para certos ritos orientais.
S.S. Bento XIV demonstrou originalmente sintomas de doença em 26 de Abril de 1758, depois de ter se recuperado de uma doença grave que incluía gota naquele mês de Fevereiro. No entanto, uma febre contraída agravou a sua asma e ele teve dificuldade para urinar. No entanto, a sua condição piorou rapidamente nos dias seguintes, depois que a gota e a doença renal contraída aumentaram o seu sofrimento. Apesar disso, o seu apetite não diminuiu, o que foi interpretado como um sinal de que ele poderia se recuperar da doença. No entanto, em Maio, a sua condição piorou consideravelmente, embora ele tenha permanecido lúcido até o fim, capaz de conceder uma última bênção antes de morrer, em 03 de Maio de 1758, aos 83 anos, contando 33 anos de Bispo, 17 de Cardeal e 13 de Bispo de Roma. As suas palavras finais para aqueles que o cercavam no leito de morte foram: "Deixo vocês nas mãos de Deus". Apesar dessas palavras, o Bispo de Roma teria recitado a famosa frase em latim “Sic transit gloria mundi” antes de acrescentar de forma pungente “Agora caio no silêncio e no esquecimento, o único lugar que me pertence”.
Após o seu funeral, foi enterrado na Basílica de São Pedro e um grande catafalco foi erguido em sua homenagem.
Foi um dos Bispos de Roma mais inteligentes do seu século e um dos melhores administradores que a Igreja já teve. Propagou a devoção da Via Sacra e celebrou o XVIII Ano Santo (1750). Era amado e respeitado por católicos e protestantes. Escritor nato, redigiu vários livros de teologia e história. Suportou heroicamente as enfermidades.


Home / Biografias Gerais