Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

66º - S.S. Bonifácio III +
(607 a 608 d.C.)


Nasceu em Roma no ano de 540. Filho de João Cataadioce, era romano de nascimento, mas de ascendência grega.
Sendo Diácono, em 603 foi enviado pelo Bispo de Roma S.S. Gregório I como legado à Corte de Constantinopla, onde o seu tacto e prudência parecem ter impressionado o Imperador Focas.
Com a morte do Bispo de Roma S.S. Sabiniano em Fevereiro de 606, Bonifácio foi eleito como seu sucessor, porém o seu regresso de Constantinopla a Roma demorou quase um ano. Debateu-se muito sobre a razão desta longa demora; alguns historiadores opinam que a intenção era permitir que Bonifácio concluísse o seu trabalho em Constantinopla, mas a maior parte acha que isto se deveu a problemas na sua eleição. Acredita-se que Bonifácio insistiu em que a eleição do Bispo de Roma fosse livre e justa, e que talvez tenha se negado a assumir o cargo pontifício até se convencer de que havia sido assim.
Foi coroado como Bispo de Roma em 19 de Fevereiro de 607. Durante um Concílio em Roma, determinou que os Bispos de Roma e restantes Bispos estavam proibidos de indicar os seus sucessores. A eleição de um novo Bispo de Roma não poderia efectuar-se antes de três dias (hoje nove dias, "Novendiali") da morte do antecessor.
Faleceu em 12 de Fevereiro de 607, e foi sepultado na Basílica de São Pedro.


Home / Biografias Gerais