Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
193º - S.S. Bonifácio VIII +
(Benedetto Gaetani)
(1294 a 1303 d.C.)
Nasceu em Anagni no ano de 1230, a cerca de 50 km a sudeste de Roma, filho mais novo de uma pequena mas importante família nobre de Lombardia, os Caetani (ou Gaetani) que já antes tinha dado um Bispo de Roma, S.S. Gelásio II. Depois, na sua adolescência, tornou-se Cónego da Catedral de Anagni.
Em 1252, quando seu tio Pedro Gaetani se tornou Bispo de Todi, na Umbria, começou em Todi os seus estudos jurídicos. Benedetto nunca esqueceu as suas experiências lá, tanto que, mais tarde, descreveu a cidade como "a morada de sua juventude," a cidade que o "alimentou ainda em tenra idade", e como um lugar onde ele "realizou duradouras memórias". Ainda aí, em 1260, Benedetto recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral, bem como o pequeno castelo nas proximidades em Sismano. Mais tarde na vida, ele repetidamente expressou a sua gratidão a Anagni, Todi, e à sua família.
Em 1264, Benedetto tornou-se parte da Cúria Romana, onde actuou como Secretário do Cardeal, Mgr. Simão de Brie numa missão na França. Da mesma forma, ele acompanhou o Cardeal Mgr. Ottobono Fieschi à Inglaterra (1265–1268), a fim de fazer um acordo entre um grupo de barões rebeldes contra Henrique III, Rei da Inglaterra.
Após oito anos, período do qual nada se sabe sobre o que ocorreu em sua vida, Benedetto retornou da Inglaterra, e foi enviado à França para fiscalizar a cobrança de dízimos em 1276 e depois tornou-se um notário da Cúria Romana no final de 1270.
Durante este tempo, Benedetto acumulou cargos, sendo elevado, em primeiro lugar a Cardeal-Diácono em 1281 e, em seguida, 10 anos mais tarde, a Cardeal-Presbítero. Como cardeal, ele sempre serviu como Legado Papal em negociações diplomáticas com a França, Nápoles, Sicília e Aragão.
Após a abdicação de S.S. Celestino V em 13 de Dezembro de 1294, dez dias depois os cardeais iniciaram um Conclave no Castel Nuovo em Nápoles, no qual foi eleito Bispo de Roma em 24 de Dezembro
de 1294. A cerimónia da sua Ordenação Episcopal e Coroação foi realizada em Roma, em 23 de Janeiro de 1295. Imediatamente ordenou a prisão de seu antecessor no Castelo de Fumone em Ferentino, onde morreu com 81 anos, com a presença de dois monges da sua ordem. Temia o seu antecessor,
que muitos acreditavam ter sido forçado a abdicar,
e mantinha-o na prisão.
Celebrou pela primeira vez o Ano Santo de 1300,
a ser comemorado a cada 100 anos. Mais de duzentos mil peregrinos visitaram
Roma durante o Ano Jubilar. Fundou a Universidade da "Ciência",
em Roma. Foi protector de grandes artistas, entre os quais Giotto.
Veio a morrer na prisão, em 11 de Outubro de 1303, aos 86 anos, sendo sepultado na Basílica de São Pedro.
Seu legado é significativo no campo do Direito Canónico, onde S.S. Bonifácio VIII continua a ter grande influência.