Sua Beatitude Damaskinos Papandreou
(Dimitrios Papandreou)

Sua Beatitude o Arcebispo Damaskinos (Dimitrios Papandreou), nasceu em Dorvitsa, Grécia. Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral na Igreja Ortodoxa Grega, em 1917. Mais tarde, em 1922, foi eleito e Sagrado Bispo Corinto. No início dos anos 30 foi embaixador do Patriarca Ecuménico nos Estados Unidos, onde trabalhava para ajudar a organizar a Arquidiocese Ortodoxa Grega da América. Nessa década, mais precisamente em 1938 foi elevado a Arcebispo de Atenas. Ioannis Metaxas, ditador da Grécia na ocasião, opôs-se a Damaskinos e forçou o cancelamento de sua eleição e a nomeação do Metropolita Chrisanthos para o cargo. Em 1941 após a invasão alemã da Grécia e da queda do governo grego, o Metropolita Damaskinos que tinha sido eleito aproveitou a oportunidade para retirar Chrisanthos do trono (uma vez que esta se recusou a estar presente na cerimónia de juramento do Primeiro-Ministro Georgios Tsolakoglu), sendo Damaskinos reinstalado. O Arcebispo de Atenas foi o líder espiritual do povo grego ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia, tendo trabalhado para viver durante esses tempos difíceis. Frequentemente entrou em choque com as autoridades alemãs e o governo colaboracionista. Em 1943, os alemães começaram a perseguição dos judeus na Grécia, e a sua deportação para campos de concentração nazis. Damaskinos protestou formalmente contra a actuação das entidades alemãs. De acordo com o "The International Raoul Wallenberg Foundation" a apelação de Damaskinos e de seus colegas gregos é única como um documento similar ao protesto contra os nazis durante a Segunda Guerra Mundial, vindo à luz em qualquer outro país europeu. O Arcebispo estava sendo sarcástico com ousadia, quando se referiu ao linchamento e enforcamento de S.S. Gregory V, Patriarca de Constantinopla por uma multidão turca em 1821. As Igrejas sob a sua jurisdição também foram condenadas por Damaskinos calmamente para distribuir certificados de Baptismo cristão para os judeus que fugiam dos nazis, salvando milhares de judeus em torno de Atenas. Quando a ocupação terminou, Damaskinos foi proclamado regente da Grécia até o retorno do Rei do exílio. Durante este tempo, combates eclodiram entre os soldados pró-monarquistas gregos e guerrilheiros comunistas. Assumiu o controle da situação no início de seu mandato, sendo primeiro-ministro durante o final de 1945. Embora tenha pouco poder exercido em seu último termo, Damaskinos continuou a chamar para a paz e a ordem o país. Abandonou a sua posição quando a luta começou a diminuir, e recordou o Rei formalmente em 28 de Setembro de 1946. Veio a falecer em Atenas, em 1949.

O Arcebispo Damaskinos com Winston Churchill em 1944

Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica da ICOH - Montrezza