Igreja Católica Ortodoxa Hispânica




S.S. Francisco
(Jorge Mario Bergoglio)

 

S.S. Francisco (Jorge Mario Bergoglio), é filho de um casal de imigrante italianos D. Mario Bergoglio e D. Regina Maria Sivori.

Nascido e criado no bairro de Flores, fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires.
Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Março de 1958. Graduou-se em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969. Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 13 de Dezembro de 1969, pelas mãos de Mgr. Ramón José Castellano.
Emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1973. Em 1973 foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel. No mesmo ano foi eleito Superior Provincial, na Argentina. Em 1980, após o período do provincialato, retornou a San Miguel, para ensinar numa escola dos jesuítas.
No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após o seu doutoramento na Alemanha, foi confessor e director espiritual em Córdoba.
Em 20 de Maio de 1992, o S.S. São João Paulo II nomeou-o Bispo Auxiliar de Buenos Aires, com a Sé Titular de Auca (Aucensi). A sua Ordenação Episcopal deu-se em 27 de Junho de 1992, pelas mãos de Sua Emª Rev.ma o Cardeal Quarracino, sendo Co-Consagrantes: Sua Exª Rev.ma Mgr. Emilio Ogñénovich e de Sua Exª Rev.ma Mgr. Ubaldo Calabresi.

Em 03 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires. Tornou-se Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires no dia 28 de Fevereiro de 1998.
Foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental, sem ordinário próprio, na Argentina, por S.S. São João Paulo II, em 30 de Novembro de 1998.
Foi criado Cardeal no Consistório Ordinário Público de 2001, ocorrido em 21 de Fevereiro de 2001, presidido pelo S.S. São João Paulo II, recebendo o título de Cardeal-Presbítero de São Roberto Belarmino.

Quando foi nomeado, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.

O Cardeal Bergoglio foi eleito Bispo de Roma em 13 de Março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. É o primeiro jesuíta a ser eleito Bispo de Roma, e o primeiro do Continente americano. É o primeiro não europeu a ser eleito Bispo de Roma, em mais de 1200 anos, desde S.S. São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica Romana entre 731-741.


 

Com S.S. Bento XVI

Fazendo o juramento no início do Conclave no qual seria eleito Bispo de Roma, sob o olhar de Sua Emª Rev.ma D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa

Com S.S. Bartolomeu I de Constantinopla, Patriarca Ecuménico da Igreja Ortodoxa de Constantinopla

Com S.S. Tawadros II de Alexandria (Wageeh Sobhy Baky Suleiman), Papa Copta de Alexandria e Patriarca da Predicação de São Marcos e de toda a África da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria

Com Most Reverend Justin Portal Welby, 105º Arcebispo de Cantuária e Primaz da Igreja Anglicana

Com S.S. Kyril I de Moscovo, Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia da Igreja Ortodoxa Russa

Com Luíz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil


Home / Biografias Gerais