Sua Excelência Reverendíssima Dom James Ingall Wedgwood

Dom James Ingall Wedgwood, era um ex-anglicano, um membro da Sociedade Teosófica, e um membro de uma co-ordem maçónica. Seu trabalho sobre o Rito Liberal, bem como seus esforços para estabelecer uma sucursal progressiva da Santa Igreja Católica e Apostólica são os seus maiores legados.
Wedgwood nasceu em Londres em 1883, filho de Alfred Allen Wedgwood, filho de Hensleigh Wedgwood, e Margaret Rosina Ingall.
Quando jovem, seus interesses incluíam o estudo da música na Igreja e na construção de órgãos, recebendo o grau de Doutor em Ciências na Universidade de Paris, e química analítica, tendo estudado na University College, Nottingham. Wedgwood tinha originalmente planeado fazer vida como um químico, mas encontrou-se interessado no culto anglicano e sua doutrina. Em Nottingham, tornou-se um servidor do altar, e posteriormente foi enviado ao New York Minster, onde treinou junior boys como choirmaster usando cantochão.
Wedgwood, em 1904 assistiu a uma palestra sobre Teosofia dada por Annie Besant em York.
Tendo ouvido falar dela uma vez previamente em Nottingham, ele decidiu terminar o seu interesse na Teosofia por assistir a uma segunda palestra e livrar-se de "aquela mulher". Três dias depois, ele ingressou na Sociedade Teosófica e foi proibido de retornar à Igreja. Citando a Canon local, ele escreveu: "O Vigário não poderia ter como um herege como um oficial da igreja!" Ele desistiu da idéia de ter uma carreira na Igreja, e decidiu dedicar-se ao trabalho do Sociedade Teosófica. Servindo como Secretário-Geral da Sociedade da Inglaterra e Gales entre 1911-1913, renunciou apenas para aderir à jurisdição britânica do Co-Ordem Maçónica.

Em 1913, Wedgwood tomou conhecimento da Igreja Velha Católica na Inglaterra, e escreveu uma carta ao Arcebispo Arnold Harris Mathew.
A resposta de Mathew's pegou-o um pouco de surpresa, e reacendeu o interesse, tanto na Igreja, e na sua entrada novamente às Ordens Sacras. Trocaram cartas, nas quais Wedgwood explicou a sua filiação à Sociedade Teosófica, e Mathew não expressou qualquer preocupação com o assunto do momento. Nesse mesmo ano, foi re-baptizado sob-condição, recebeu as Ordens Menores, incluindo o Subdiáconado, e foi Ordenado Diácono e, finalmente Presbítero em 22 de Julho de 1913 em Londres.
Em 1915, Wedgwood visitou a Austrália, como Grande Secretário da Ordem dos CoMasonry Universal, e encontrou Charles Webster Leadbeater. Ele iniciou Leadbeater em Maçonaria, e conversou sobre a sua Ordenação Sacerdotal na Igreja Velha Católica. Em suas palavras: "Eu conversei com ele sobre a minha coordenação e chegou a várias celebrações da Eucaristia por mim. Ele ficou muito impressionado com o poder de coordenação, que tão boa e agraciado com o escopo esplêndida que a festa oferecida para barrar as bênçãos espirituais no estrangeiro sobre o mundo". Wedgwood, quando estava retornando para a Inglaterra da Austrália, descobriu que um dos Bispos da Igreja, Frederick Samuel Willoughby, havia sido demitido pelo Arcebispo Mathew sob acusações duvidosas levantadas contra ele. Ele também aprendeu que Mathew queria que todo o clero da Igreja renunciar à Teosofia, por as crenças da sociedade serem incompatíveis. Poucos se deram ao trabalho de responder a Mathew, e logo depois Mathew "dissolveu" sua Igreja.
O Bishop Willoughby ofereceu-se para consagrar Wedgwood ao Episcopado, a fim de proteger a Sucessão Apostólica como ele a tinha recebido, e após quatro meses de cuidadosa consideração, foi Consagrado Bispo em 13 de Fevereiro de 1916, com os Bispos Rei e Gauntlett na assistência.

Após a Ordenação

Isso ocorreu somente após o Arcebispo Mathew ter dissolvido a Igreja Velho Católica na Grã-Bretanha, e publicado uma carta no The Times da sua intenção de ingressar na Igreja Católica Apostólica Romana. Mais tarde, naquele ano, Wedgwood viajou para Sydney na Austrália, aonde Consagra ao Episcopado em 22 de Julho de 1916 a Dom Charles Webster Leadbeater.

Wedgwood e Leadbeater

Daquele momento em diante, Wedgwood era conhecido como um Bispo missionário, viajando o mundo para estabelecer missões da Igreja. Wedgwood criou o que hoje é conhecido como o Rito Liberal, em cooperação com Leadbeater, e publicou uma série de obras, incluindo New Insights into Christian Worship e A presença de Cristo na Santa Comunhão. Um escândalo surgiu através do qual o Bispo Wedgwood foi acusado de "homossexual". Em seu desejo de evitar a desonra da Igreja, Wedgwood renunciou ao cargo de Bispo Presidente, em 12 de Março de 1923. Em 1924, novamente ele se envolveu com a Igreja em Huizen, Holanda. Um membro holandês da Igreja ofereceu-lhe a sua casa e os bens para seu uso. Uma pequena capela foi construída e dedicada a São Miguel e Todos os Anjos, e Wedgwood, começou a celebrar os serviços regulares. Em 1926, foi nomeado-comissário para a Europa. Depois de 1928, Wedgwood continuou a celebrar a Eucaristia diária, conforme sua saúde permitiu, em Camberley (perto de Londres). Na idade de 67, o Bispo Wedgwood morreu em reclusão geral em Farnham, em 1951.

James Wedgwood com Leadbeater e Mazel - 1917

Home / Biografias Gerais