S.S. João X de Antioquia
(Yuhanna el Yazigi)

S.S. João X (Yuhanna el Yazigi) nasceu na cidade síria de Latakia, embora a sua família seja originária de Marmarita, um vale com uma maioria cristã mais importante da Síria. Foi criado em sua cidade natal e estudou as escolas locais. Após a conclusão dos estudos, ingressou na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Tishreen. Além dessa formação, possui um Grau em Teologia pelo Seminário de Balamand (1978), um diploma em Música Bizantina pelo Conservatório de Música Bizantina da Tessalônica (1981) e uma licenciatura  em Teologia com especialização em Liturgia pela Universidade de Tessalônica (1983). Enquanto em Balamand, serviu como Professor de Liturgia (1981-2008), assim como na Abadia do Mosteiro Patriarcal de São Jorge de Al-Humayrah (1993-2005) e no Mosteiro de Nossa Senhora de Balamand (2001-2005).
S.S. João é também o autor de uma série de livros e artigos sobre teologia ortodoxa e liturgia, fundador de uma comunidade monástica e de uma escola de formação eclesiástica na Síria, e o pai espiritual do Mosteiro de Nossa Senhora de Blumana em Tartus.
Foi ordenado ao Diaconado em 1979 e ao Presbiterado em 1983. Em 1995, foi eleito pelo Santo Sínodo como Bispo de Pyrgou (al-Hosn), onde actuou até 2008, quando foi eleito Metropolita para a Arquidiocese Antioquia da Europa, com sede em Paris. Além das actuações locais nas Dioceses onde serviu, também participou em conferências internacionais na Grécia, Itália, Suíça, Chipre, Estados Unidos, Rússia e Grã-Bretanha.
Foi eleito pelo Santo Sínodo de Antioquia em 17 de Dezembro de 2012 como Patriarca de Antioquia e todo o Oriente e o primaz da Igreja de Antioquia, recebendo o nome de João X de Antioquia e todo o Oriente.

Home / Textos Diversos