256º - S.S. Leão XIII
(1878 a 1903 d.C.)

Nascido Gioacchino Pecci era de família nobre. Nasceu em Carpineto e foi eleito Patriarca de Roma em 03 de Março de 1878. Manteve relacionamento amigável com a França, fez as pazes com a Rússia e a Suíça. Elevou ao Cardinalato Newman, da Igreja Anglicana. Exigiu completa independência e soberania da Santa Sé. A fé católica fez grandes progressos durante o seu Pontificado. Abriu ao público a Biblioteca do Vaticano, instalou uma Comissão Bíblica. A mais notável de suas encíclicas é a "Rerum Novarum", que trata do trabalho e de questões sociais, mostrando a relação entre capitalismo e trabalho. Organizou a Acção Católica na Itália. Celebrou o XXII Ano Santo (1900), quando a Basílica de São Pedro foi iluminada por luz eléctrica pela primeira vez. Foi o primeiro Papa que se deixou filmar. Morreu em 20 de Julho de 1903.

Saudando os fiéis

No leito da morte