Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Majestade El-Rei
Dom Manuel II
de Portugal +
(D.
Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga
Xavier Francisco de Assis Eugénio)
S.M. Dom Manuel II nasceu em Lisboa, no Palácio
de Belém, a 19 de Março de 1889; recebendo o nome de Dom Manuel
Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier
Francisco de Assis Eugénio. Filho de Suas Majestades Dom Carlos I e de Dona Amélia
de Orleães, Princesa de França.
Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia
Assenta praça como aspirante da Marinha em 1904, e em 1907 inicia o curso da Escola Naval. Era Duque de Beja até ao momento em que em virtude do lamentável e repugnante assassinato de seu pai e seu irmão, e devido ao regicídio e morte violenta do Príncipe herdeiro D. Luís Filipe, começou a reinar em 01 de Fevereiro de 1908, sendo aclamado Rei de Portugal em Maio de 1908.
Era o 09º Duque de Beja e o 34º e último Rei de Portugal. Casou em 04 de Setembro de 1913 com a Princesa Augusta Vitória (nascida em Potsdam, a 19 de Julho de 1890; falecida em data posterior a 1955), filha do Príncipe Guilherme de Hohenzollern e de sua primeira mulher, D. Maria Teresa, Princesa de Bourbon-Sicilias. O consórcio não teve descendência.
O Rei D. Manuel II no dia em que casou
D. Augusta Vitória e o Rei D. Manuel II
Sua Majestade, morreu em Twickenham, Inglaterra, a 02 de Julho de 1932, tendo sido sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora, em Lisboa. Por morte de D. Manuel II, a viúva casou em segundas núpcias, no ano de 1939, com o nobre escocês Dr. Roberto Douglas, que faleceu em 25 de Agosto de 1952.