Santa Paula Frassinetti

Num lar abençoado, Paula cresceu em idade e virtude. No silêncio, na oração, ela sentiu o desejo de consagrar-se a Deus. Com a audácia dos que depositam verdadeiramente sua fé em Deus, fundou em 12 de Agosto de 1834 a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, em Quinto, arredores de Génova, na Itália. Paula foi uma mulher do seu tempo. Verdadeira apóstola, dedicou sua vida à construção do Reino de Deus, como Educadora da juventude. A semente plantada por Paula, em Génova, germinou e seu ideal de Educadora à imitação de Jesus cresceu e tornou-se árvore frondosa. Em 1866, as Irmãs Doroteias da Santa Paula Frassinetti chegaram a Portugal e ao Brasil. Hoje, a acção Educativa da Família Doroteana está presente na Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Inglaterra, Malta, Albânia, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Camarões; Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Taiwan (China). Santa Paula Frassinetti completou sua missão na terra a 11 de Junho de 1882. A 08 de Junho de 1930, o Papa Pio XI declarou-a Beata, por suas admiráveis virtudes, sobretudo a Fé, a Esperança e a Caridade. A 11 de Março de 1984, o Papa São João Paulo II declarou-a Santa. As Irmãs de Santa Doroteia, filhas de Paula, trabalham na orientação de Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Também trabalham em diversas Obras Sociais, localizadas nas diversas regiões do país; estão presentes na Pastoral da Juventude, na Pastoral Universitária, nos Meios Populares e nas Paróquias atendendo às necessidades dos mais jovens e pobres. Santa Paula Frassinetti deu à sua Congregação o nome de Santa Doroteia em homenagem à Doroteia mártir da fé, nos primeiros séculos da era Cristã, que foi decapitada na região de Cesaréia da Capadócia, hoje, território da Turquia. Tendo assumido também a Obra educativa-assistencial, desenvolvida nas Paróquias pelo sacerdote Italiano Lucas Passi, Paula assumiu a Virgem Mártir Santa Doroteia como padroeira da sua Congregação.

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH

Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011