33º - São Silvestre I
(314 a 335 d.C.)

Nasceu em Roma. Foi eleito Patriarca de Roma em 31 de Janeiro de 314, e foi o primeiro a usar a coroa. Durante o seu pontificado, o Imperador Constantino, sob a influência da mãe, Santa Helena, tornou-se o protector da Igreja. Realizou o primeiro Concílio Ecuménico, de Nicéia, que formulou o Credo e condenou a heresia ariana, que negava a divindade de Jesus Cristo. Criou a "Coroa de Ferro", com um cravo da Cruz, converteu a Basílica de São João em Catedral. Homem capaz e influente, convenceu Constantino a libertar todos os escravos, instituir o Domingo como feriado universal, para recordar a Ressurreição, dispensar o clero dos impostos públicos e criar hospitais para os doentes. O clero e os Bispos da Itália e das províncias receberam permissão para usar o transporte imperial gratuitamente e, assim, podiam mais facilmente peregrinar a Roma e encontrar-se com o Papa. Santa Helena construiu uma Igreja para venerar as relíquias da Santa Cruz, que ela trouxera de Jerusalém. Em 333, o Imperador mandou construir uma Basílica sobre o túmulo de São Pedro. Veio a falecer em 31 de Dezembro de 335.

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH

Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011