Santa Teresinha do Menino Jesus

Maria Francisca Teresa nasceu em Alençon, Normandia, ao norte da França, a 02 de Janeiro de 1873. Foi o último bebe  de Luís Martin e Zélia Guerin, duas criaturas afortunadas que geraram nove filhos. Deste Santo Matrimónio sobreviveram cinco filhas. Quatro delas - Maria, Paulina, Teresa e Celina - consagraram-se a Deus no Carmelo de Lisieux. Leônia, fez-se religiosa visitandina. Zélia faleceu em 1877. A família transferiu-se para Lisieux onde Teresinha conheceu o Carmelo e nele ingressou em Abril de 1889. Ali cresceu e chegou à santidade perfeita. O seu itinerário místico foi, como ela mesma confessou, uma caminhada de gigante. O extraordinário em sua vida consagrada foi a fidelidade às pequenas coisas, seu respirar e seu agir era todo de Amor a Deus. Amor que chegou ao extremo da imolação de sua própria vida por Cristo, seu eterno enamorado, pela santificação dos sacerdotes e salvação das almas. Faleceu a 30 de Setembro de 1897. Sua herança: a “História de uma Alma”, sua autobiografia publicada em 1898, que em sucessivas edições chegou a milhões de exemplares em dezenas de línguas em pouco tempo. Suas obras completas compreendem ainda poesias, cartas familiares, orações e ainda pensamentos e lembranças captadas em sua enfermidade agonizante pelas suas irmãs Paulina e Celina. O Papa Bento XV proclamou a heroicidade de suas virtudes. O Papa Pio XI beatificou-a em 1923 e canonizou-a em 1925 e proclamou-a Patrona Universal das Missões em 1929. Em 1997 celebramos o Centenário de sua entrada na vida eterna. Em 19 de Outubro de 1997, Dia Universal das Missões, o Papa São João Paulo II, diante de uma multidão que lotava a Praça de São Pedro em Roma, proclamou Santa Teresinha Doutora da Igreja colocando-a no mesmo patamar de glória na Igreja, juntamente com 33 grandes Santos. Entre eles, encontram-se São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus. Em sua homilia, o Papa São João Paulo II declarou: “Entre os Doutores da Igreja, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face é a mais jovem, entretanto, o seu ardente Itinerário Espiritual revela tanta maturidade e as instruções de sua Fé impressas em seus escritos são tão vastas e tão profundas que lhe permitem ocupar um lugar entre os grandes Mestres Espirituais”. Qual é a mensagem doutrinal ensinada e vivida em profundidade pela Doutora Santa Teresinha? É a sua Doutrina da Infância Espiritual, pois pela Infância Espiritual prova-se que tudo vem de Deus, que tudo a Ele retorna e n’Ele permanece para a salvação de todos no Mistério do Amor Misericordioso! “Sim, Pai, nós Vos bendizemos com Jesus, porque escondestes vossos segredos aos sábios e aos inteligentes se os revelastes a esta ‘Pequena’ Doutora, chamando a nossa atenção como exemplo a imitar”.

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH

Última actualização deste Link em 01 de Novembro de 2011