Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Santidadde
Theodoros
II
(Nikolaos Choreftakis)
S.S. Theodoros II, nasceu na ilha grega de Creta, em 25 de Novembro de 1954, onde completou a sua escolaridade. É graduado pela Escola Eclesiástica Rizarios em Atenas, Grécia, e é formado pela Faculdade de Teologia da Universidade Aristotélica de Salônica. Também estudou História da Literatura, Arte e Filosofia em Odessa.
Foi monge no Mosteiro de Agarathos da Assunção da Virgem Maria.
Recebeu a Sagrada Ordenação Diaconal em 1975, tendo sido Arquidiácono e conselheiro na Metropolia de Lambis e Sfakion, em Creta, Grécia.
Em 23 de Abril de 1978 recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal das mãos de Sua Emª Rev.ma Mgr. Theodore Tzedakis, Metropolita de Lambis e Sfakion, sendo Chanceler da Metropolia de Lambis e Sfakion, em Creta, até 1985, onde desenvolveu pregação significativa e actividades filantrópicas. De 1985 a 1990 foi Exarca Patriarcal na Rússia, com sede na cidade ucraniana de Odessa, durante o pontificado dos Patriarcas S.S. Nicolau VI e S.S. Partênio III.
Em 1997 foi nomeado Vigário Patriarcal de Alexandria por S.S. Petros VII, sendo eleito Metropolita dos Camarões, em Setembro do mesmo ano.
Em 2002, foi nomeado Metropolita no Zimbábue, onde estabeleceu 04 centros missionários em Harare, um Centro Cultural Helênico com capacidade para 400 delegados, 02 grandes centros missionários em Malaui, clínicas de habitação, escolas técnicas e creches. Com a ajuda do Parlamento Grego renovou a “Praça Grega” (Escola-Igreja-Vigararia) em Beira, Moçambique. Ele também lançou as bases para igrejas e contribuiu para o estabelecimento de Comunidades Helênicas em Botswana e Angola.
Após a morte do Patriarca de Alexandria, S.S. Petros VII e outros bispos num acidente de helicóptero no Mar Egeu, Sua Emª Rev.ma Mgr, Teodoro foi eleito por unanimidade em 09 de Outubro de 2004 pelo Sínodo do Trono de Alexandria para ser o 115º Patriarca
e Papa de Alexandria.
A cerimónia de entronização aconteceu na Catedral da Anunciação, em Alexandria, no domingo 24 de Outubro de 2004, na presença de S.S. Bartolomeu I de Constantinopla, Patriarca Ecuménico de Constantinopla. e na presença de ilustres representantes religiosos e civis e um grande número de fiéis, transformando-se
em líder espiritual de um importante Patriarcado Ortodoxo.
Em Novembro de 2019, S.S. Theodoros II reconheceu formalmente a autocefalia concedida pelo Patriarcado Ecuménico de Constantinopla à Igreja Ortodoxa da Ucrânia no início daquele ano. Em resposta, o Patriarcado de Moscovo cortou a comunhão eucarística com o Patriarca Teodoros e os bispos de sua igreja com ideias semelhantes, uma decisão que foi confirmada pelo Santo Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Russa em 26 de Dezembro de 2019.
Com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela
Com Sua Emª Rev.ma Mgr. Epiphanios, Metropolita de Kiev, Ucrânia