Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Excelência Reverendíssima
Mgr. Valerian Trifa +
(Viorel Donise Trifa)
Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa, nasceu em 28 de Junho de 1914, em Câmpeni, na Transilvânia, Áustria-Hungria (actual Condado de Alba, Roménia). Era filho de Dionisie Trifa, e sobrinho do Revº Pe. Iosif Trifa, um Sacerdote Ortodoxo, que fundou "Oastea Domnului" (Exército do Senhor), um movimento místico, que foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Romena em 1936, decisão que seria revogada em 28 de Setembro de 1990.
Ele estudou na escola de sua aldeia
natal, em seguida, no Ginásio de Horia Câmpeni e Gheorghe Lazar,
Escola Superior de Sibiu, Roménia, onde se formou em 1931. Entre 1931 e 1935, estudou
teologia na Universidade de Chișinău, Moldávia, graduando-se magna cum laude (honras latinas). Posteriormente, estudou filosofia na Universidade de Bucareste, Roménia, e em 1939, história e
jornalismo na Universidade de Humboldt Berlim, Alemanha.
Enquanto estudante, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa juntou-se à Guarda
de Ferro, e foi colaborador do jornal Libertatea, sediado em Orăștie, na Transilvânia, Roménia. Em 1940, durante o Estado Legionário Nacional (regime fascista totalitário), período em que a Guarda de Ferro estava no poder, foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes Cristãos Romenos, uma organização legionária.
Embora hostil ao novo líder da Guarda, o Vice-Presidente do Conselho de Ministros Horia Sima, envolveu-se no confronto de Janeiro de 1941 entre os legionários de Horia Sima e o Marechal Ion Antonescu, 43º Primeiro Ministro da Roménia. No início de 1941, o conflito pelo poder transformou-se numa rebelião fracassada liderada pela Guarda de Ferro e um pogrom contra a população judaica em Bucareste foi iniciado, onde mais de cem judeus e romenos foram massacrados. Conhecido como a Rebelião dos Legionários, o evento foi parcialmente motivado pelo assassinato de um residente do Reich alemão e chefe local da Abwehr, o Major Döring. Neste contexto, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa emitiu vários manifestos que desempenharam um papel na instigação dos motins, nos quais culpava os judeus em geral pelo assassinato de Döring.
Após a repressão de Ion Antonescu aos rebeldes, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa fugiu para o Reich, onde foi internado nos campos de Sachsenhausen, Buchenwald e Dachau. As autoridades romenas julgaram-no à revelia, ao lado de outros líderes da Guarda de Ferro, e condenaram-no a prisão perpétua e ao trabalho forçado. No início de 1943, enquanto estava em Buchenwald, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa estava entre os proeminentes legionários que concordaram em repudiar as políticas de Horia Sima, onde se incluiam: Vasile Iașinschi, Ilie Gârneață, Constantin Popovici, Dumitru Grozea e Corneliu Georgescu.
Um artigo de Junho de 2007, o semanário italiano L'Espresso definiu Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa como "um hóspede na Alemanha, protegido pelos nazistas".
Após ser libertado, foi por um breve período de tempo secretário de Sua Exª Rev.ma Mgr. Visarion Puiu, Metropolita e Exarca da Transnístria da Igreja Ortodoxa Romena, em Viena, Áustria, e depois em Paris, França.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, era um professor de história
antiga na Itália, num colégio católico romano.
Mudou-se para
os Estados Unidos da América em 17 de Julho de 1950, utilizando a Lei de Imigração de Pessoas Deslocadas (Displaced Persons Immigration
Law), graças à intervenção
de um prelado católico romano (possivelmente Sua Exª Rev.ma Mgr. Alois Karl Hudal, Bispo Titular de Aela). Posteriormente foi escritor no jornal de língua romena Solia em Cleveland, Ohio.
No Congresso da Igreja Ortodoxa Romena na América, realizado
em Chicago em 02 de Julho de 1951, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa foi eleito ao Episcopado como Bispo-Vigário do Episcopado Ortodoxo Romeno da América (ROEA). Recebeu a Tonsura Monástica e o nome de “Valerian" ou "Valeriano”, mudando-se para Grass Lake, Michigan, onde está localizada a Sede Episcopal
da Igreja Ortodoxa Romena. Isto aconteceu depois de ele ter liderado a sua congregação na ocupação da residência, expulsando assim os representantes da Igreja Ortodoxa na Romena, já que esta estava subordinada ao Partido Comunista Romeno.
Recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal, em 27 de Abril de 1952, na Igreja da Descida do Espírito Santo em 723 Norte Bodine Street, na Filadélfia, das mãos de Sua Exª Rev.ma John, Bispo de Detroit.
Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa foi inicialmente Bispo-Vigário de Detroit, pois ainda havia esperança pelo retorno do Bispo de Detroit, Sua Exª Rev.ma Mgr. Polycarp Moruşca. Como líder do Episcopado Romeno, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa forneceu a liderança que uniu um Episcopado Romeno que estava naquela época em desordem e à beira da extinção. Sob a sua direcção, o número de padres e paróquias cresceu dramaticamente, e a educação religiosa floresceu. Uma fazenda decadente perto de Jackson, Michigan, ficou conhecida como "Vatra Romanies" (Lareira Romena). Foi expandida e desenvolvida, e tornou-se o Centro Diocesano do Episcopado Ortodoxo Romeno da América, local de acampamentos religiosos de verão para jovens, centro de treinamento para vários leigos da Igreja, bem como um local de encontro para conferências ortodoxas compostas por padres e leigos.
A sede do Episcopado Romeno está localizada na Catedral Ortodoxa Romena de São Jorge em Southfield, Michigan. A sua construção foi dirigida por Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa, que colocou a pedra fundamental em 1959 e procedeu à santificação em 1961.
Durante os anos que se seguiram, ele tornou-se um bispo influente e popular. Durante esses anos, foi um membro do conselho de administração do National Council of Churches (Conselho Nacional de
Igrejas). Tornou-se amigo pessoal de John Edgar Hoover, 01º Director do Federal Bureau of Investigation (FBI) e do então Vice-Presidente Richard Nixon, que em 1969 se tornaria 37º Presidente dos Estados Unidos da América. O Vice-Presidente Nixon pediu que ele fizesse a oração de abertura no Senado dos EUA em 1955.
Em 1957, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa tornou-se cidadão naturalizado dos EUA.
Já em 1957, Charles Kremer, um romeno dentista, activista
da comunidade judaica, esteve envolvido na recolha de provas que levaram Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa
a julgamento por crimes de guerra no sistema de justiça americano. Com
o tempo, Charles Kremer conseguiu chamar a atenção à sua causa,
e segundo a Time, o arquivo de Trifa foi reaberto "em grande parte através
de seus esforços".
Após a morte de Sua Exª Rev.ma Mgr. Polycarp Moruşca em 26 de Outubro de 1958, Sua Exª rev.ma Mgr. Trifa tornou-se Bispo Diocesano de Detriot, dentro do Episcopado Romeno na América do Norte (ROEA).
Em 1960, o Episcopado Romeno foi recebido na Igreja Católica Grega Ortodoxa Russa na América do Norte (ROGCCNA), também conhecida como “Metropolia”, como uma Diocese separada. Então Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa tornou-se um membro do Santo Sínodo dos Bispos da “Metropolia”, sendo elevado a Arcebispo.
Em 1960, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa uniu vários grupos de Igrejas romenas que haviam rompido com o Episcopado. Isso lançou as bases para uma Igreja Ortodoxa multiétnica unida na América.
Em 1968, participou junto com outros da Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas em Uppsala, Suécia.
Com Sua Exª Rev.ma John Shahovskoy, Arcebispo de São Francisco, na Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas em Uppsala, Suécia, 1968
Em 15 de Fevereiro de 1968, na Capela da Natividade da Mãe de Deus, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa com o conselho episcopal recebeu na Fé Cristã Ortodoxa o Revº Pe. William Popp, que vinha da Igreja Greco-Católica Romena. Ele deu-lhe a Tonsura Monástica e o nome de Nathaniel.
Em 28 de Setembro de 1968, participa na Liturgia de Consagração da Igreja do Mosteiro da Transfiguração, Ellwood City, Pensilvânia, presidida por Sua Emª Rev.ma Mgr. Ireney Bekish, Arcebispo de Nova York, e
Metropolita de Toda a América e Canadá, da Igreja Ortodoxa na América, e mais dois outros hierarcas: Sua Exª Rev.ma Mgr. Amvrossy Merejko, Bispo de Pittsburgh e Virgínia Ocidental, e Sua Exª Rev.ma Mgr. Gerasimos, Bispo Grego. Numerosos clérigos e fiéis de todas as jurisdições também estavam presentes.
Hierarcas em procissão para a Divina Liturgia de Consagração da Igreja do Mosteiro em 28 de Setembro de 1968
A consagração ocorreu apenas um ano após o estabelecimento do Mosteiro por sua abadessa fundadora, Rev.ma Madre Alexandra (antiga Princesa Ileana), sob a orientação de Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa.
A Rev.ma Madre Alexandra em 1978 com o S.B. Teodósio Lázor, Arcebispo de Washington, Metropolita de toda a América e Canadá, e Primaz da Igreja Ortodoxa na América, que, após seu repouso em Cristo, foi sepultado no Mosteiro da Transfiguração
Os Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou o seu processo
contra Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa em 1975, tendo como núcleo de seu argumento que ele entrou
nos Estados Unidos sob falsos pretextos, escondendo a sua adesão à Guarda
de Ferro. As autoridades americanas também informaram que Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa havia
mencionado a sua internação em campos nazistas, mas não tinha deixado claro
se ele tinha beneficiado de um tratamento preferencial.
Em Outubro de 1976,
um grupo de membros da organização judaíca Concerned Jewish Youth assumiu a sede do prédio do Conselho Nacional de
Igrejas, como forma de protesto contra a recusa da organização
para expulsar Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa. Assim, ele foi afastado do Conselho em Novembro, após
este declarar que, no que se refere atrocidades nazis, "não
podemos permitir qualquer dúvida sobre um repúdio completo".
Quando o foco se voltou para o seu papel na rebelião de 1941, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa
negou o seu envolvimento, apesar de ser confrontado com provas (enviadas pelo
governo romeno), incluindo uma foto dele num uniforme da Guarda de
Ferro e textos de sua discurso pró-nazista e artigos.
Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa (terceiro a partir da esquerda), com Horia Sima, Traian Brăileanu e Valeriu Neagoe
numa celebração estudantil durante o Estado Legionário Nacional, em Bucareste, Roménia, em 10 de Dezembro de 1940
Ele alegou que
não tinha vergonha do seu passado, pois não tinha alternativa e fez o que achava ser melhor para o povo romeno, atribuindo a autoria de seus discursos inflamados em 1941 a outras
pessoas. No entanto, admitiu ter mentido para as autoridades americanas, ao
entrar nos Estados Unidos da América. Outra coisa contra Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa foi um cartão postal
dirigido ao líder nazista Heinrich Himmler e assinado por "Viorel
Trifa". Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa negou escrevê-lo, mas, usando técnicas de imagem,
os cientistas forenses americanos conseguiram recuperar uma impressão
digital latente identificada como pertencente a ele.
Em 15 de Novembro de 1980, na Catedral de Saint George em Southfield, Detroit, foi Co-Consagrante na Sagrada Ordenação Episcopal de Sua Exª Rev.ma Nathanael Popp, como Bispo de Dearborn Heights, sendo Ordenante Principal S.B. Teodósio Lázor, Arcebispo de Washington, Metropolita de toda a América e Canadá, e Primaz da Igreja Ortodoxa na América, e também Co-Consagrantes: Sua Exª Rev.ma Mgr. Kyrill Yonchev, Arcebispo de Pittsburgh, da Igreja Ortodoxa na América (Diocese da Bulgária), Sua Exª Rev.ma Mgr. Dmitri Royster, Bispo de Dallas, da Igreja Ortodoxa na América, Sua Exª Rev.ma Mgr. Christopher da Diocese Sérvia Oriental (Patriarcado Sérvio), Sua Exª Rev.ma Mgr. Boris Geeza, Bispo de Chicago, da Igreja Ortodoxa na América, e Sua Exª Rev.ma Mgr. Mark Forsberg, Bispo de Boston da Igreja Ortodoxa na América.
Sua Exª Rev.ma Mgr. Nathaniel Popp, vestindo a mantiya, no dia da sua Ordenação Episcopal com os bispos ordenantes
Com S.B. Teodósio Lázor, Arcebispo de Washington, Metropolita de toda a América e Canadá, e Primaz da Igreja Ortodoxa na América
Em 1980, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa à medida que as acusações sobre o seu passado aumentavam, decidiu, pela paz de sua diocese, aposentar-se. Em 1982, deixou os Estados Unidos a fim de evitar
a deportação, devido à investigação em curso.
Tinha anteriormente acordado a deportação com um juiz de imigração
em Detroit, explicando que o julgamento estava colocando uma pressão
financeira sobre a sua congregação. Numa entrevista que concedeu pouco antes de sair, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa
alegou que "tinha acontecido para conseguir colocar em um momento de história,
quando algumas pessoas queriam fazer um ponto. O objectivo era reviver o Holocausto.
Porém, toda essa conversa pelos judeus sobre o Holocausto vai sair pela
culatra".
O procurador israelita Gideon Hausner pressionou para que ele fosse
extraditado para Israel, a fim de tentar condená-lo por crimes contra a
humanidade, mas o governo israelita nunca fez qualquer pedido oficial de extradição.
Uma oferta de extradição foi feita em Abril de 1983 pelo Escritório
de Investigações Especiais liderado por Neal Sher, mas foi rejeitada
pelo governo israelita. Quando a notícia da recusa vazou para a imprensa
israelita, uma polémica foi provocada entre Hausner e Menachem Begin's,
mas este último não reconsiderou a sua decisão anterior.
Segundo o The New York Times, a postura pode ter implícito que "os
israelitas não acharam que poderiam construir uma suficiente prova de
casos de crimes de guerra contra Trifa". Paralelamente, Charles Kremer
declarou a sua insatisfação com a decisão de Israel.
Em 1983, depois de anos de batalhas judiciais infrutíferas que tentavam remover sua cidadania americana e deportá-lo, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa renunciou por conta própria à sua cidadania americana para poupar o episcopado de maiores dificuldades financeiras e públicas.
Em 1984, Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa foi sucedido por Sua Exª Rev.ma Mgr. Nathaniel Popp.
Em 1984, partiu voluntariamente dos EUA, e recebeu o estatuto de residência temporária em Portugal ao chegar a Lisboa. Viveu tranquilamente no Estoril, enquanto aguardava o esperado estatuto de residente permanente, após o qual estabeleceu a sua residência em Lisboa. No entanto, pressões foram exercidas sobre o governo português para negar-lhe residência permanente.
No Outono de 1984, as autoridades portuguesas declararam o Arcebispo uma pessoa indesejável,
indicando que ele havia falhado em revelar suas simpatias fascistas na solicitação
e obtenção de um visto temporário. Segundo a Reuters,
funcionários portugueses indicaram que "foi contra Portugal o interesse
do Arcebispo Trifa de viver aqui, e que ele devia deixar o pais o mais rapidamente
possível". Inicialmente, eles permitiram o visto de três
meses ao prelado para sair do território. Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa contestou
a decisão do Supremo Tribunal Administrativo.
O processo para a deportação ainda decorria, quando Sua Exª Rev.ma Mgr.
Valerian Trifa morreu
28 de Janeiro de 1987, aos 72 anos de idade, no Hospital de Cascais, em consequência de um ataque cardíaco. No início de Fevereiro, o seu corpo foi transportado por via aérea para os EUA, e o enterro foi na cidade de Detroit. Após sua chegada, o local do enterro foi mantido em segredo naquela época por medo de profanação por detratores. O sepultamento de Sua Exª Rev.ma Mgr. Trifa, ocorreu no Cemitério Ortodoxo Romeno de Santa Maria (Vatra Romaneasca), em Grass Lake, Michigan.
Na celebração d o 50º aniversário da Igreja de S. Igreja de Maria, Cleveland, Ohio, em 1954
É assistido pelo Revº Pe. Ioan Surducan, Revª Pe. Ioan Stanila, Revº Pe-Diácono Teodor Sideras, Revº Pe. Traian Demian, Revº Pe. Ioan Trutza, Revº Pe. Eugene Lazar e o Revº Pe. Vasile Hategan