Código de Direito Canónico
da
Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

TÍTULO XXVI

Do Ecumenismo e do Fomento da Unidade dos Cristãos

 

578. Como a solicitude por instaurar a unidade de todos os cristãos corresponde a toda a Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, todos os fieis, e sobretudo os Pastores da Igreja, devem orar pela plenitude, desejada pelo Senhor, da unidade da Igreja, e colaborar participando diligentemente na obra ecuménica, suscitada pela graça do Espírito Santo.

579.  Às Igrejas de Fé Católica e Ortodoxa, como a Santa Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, pertence em especial a função de fomentar a unidade entre todas as Igrejas de Fé Católica e Ortodoxa, sobretudo pelas orações, pelo exemplo de vida, pela fidelidade religiosa às antigas tradições das Igrejas Apostólicas, pelo mutuo e melhor conhecimento, pela colaboração e pela estima fraternal das coisas e dos ânimos.

580.  § 1.   As iniciativas do movimento ecuménico devem estar diligentemente providas das normas gerais do direito, moderadas obrigatoriamente pelo Bispo Presidente, como Supremo Pastor e Autoridade Apostólica.
§ 2.   Para tal fim, se as circunstâncias o aconselham, tenha-se em cada diocese uma comissão de peritos em ecumenismo, que há-de constituir-se.

581.  Na realização da obra ecuménica, sobretudo pelo diálogo aberto e confiado, por iniciativas comuns com os demais cristãos, observe-se a devida prudência evitando os perigos do indiferentismo e do zelo imoderado.

 

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Direito Canónico


Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011