O que significa ser Ortodoxo hoje

É Ortodoxo quem pertence à sociedade dos fiéis cristãos que, unidos pela Fé Ortodoxa, seguem os ensinamentos e a Sã Doutrina, professados na Santa Ortodoxia, obedecendo aos legítimos Pastores Católicos Ortodoxos, da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica ou de uma outra Igreja Ortodoxa Canónica, o que é concernente à Glória de Deus e à Salvação da alma.
É Ortodoxo quem vive a fé e pratica as virtudes pregadas na Santa Ortodoxia, à qual passou a pertencer por meio do Baptismo ou do Sagrado Myron ministrado pelos Sacerdotes da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica ou de uma outra Igreja Ortodoxa Canónica.
É Ortodoxo quem assiste na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica ou noutra Igreja de Fé Ortodoxa a todas as cerimónias religiosas, ali recebe os Santos Sacramentos, escuta a voz de Deus através dos Pastores da Igreja e empenha-se em viver do culto e da graça derramada sobre todos os crentes.

É Ortodoxo quem ama o Verdadeiro Deus e ama a Jesus Cristo, Nosso Senhor e a Sua Doutrina, conforme o ensina a Santa Igreja Católica Ortodoxa Hispânica. Em outra ordem de considerações, é chamado Ortodoxo aquele que crê rectamente (a palavra grega "Ortodoxia" significa Doutrina Recta).

Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011