Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
218º - S.S. Adriano VI +
(1522 a 1523 d.C.)
Nasceu em 02 de Março de 1459, no principado episcopal de Utrecht, em circunstâncias modestas como filho de Florens Boeyensz, também nascido em Utrecht, e sua esposa Geertruid. Seu pai trabalhava na construção
de navios.
Em 30 de Junho de 1490, Adriano recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral.
Estudou na Universidade de Lovaina, nos Países Baixos, tornando-se doutor em Teologia em 1491. Professor desde 1490, foi escolhido vice-chanceler da Universidade em 1493 e decano de São Pedro em 1498. No última função, ele foi vice-chanceler permanente da Universidade e de facto encarregado de contratar. Suas palestras foram publicadas, a partir das anotações de seus alunos, dentre os quais estava o jovem Erasmus. Adriano ofereceu-lhe um posto de professor em 1502, mas Erasmus recusou.
Em Novembro de 1506, Margarida de Áustria, Duquesa de Saboia, tornou-se Governadora dos Habsburgo na Holanda e escolheu Adriano como seu conselheiro. No ano seguinte, o Imperador Maximiliano I nomeou-o também tutor do futuro Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico, que mais tarde confiou nele como seu emissário e seu regente.
Carlos V, nomeou Adriano como Bispo de Tortosa, que foi aprovado por S.S. Leão X em 18 de Agosto de 1516. Recebeu posteriormente a Sagrada Ordenação Episcopal das mãos do Bispo Mgr. Diego Ribera de Toledo.
Em 14 de Novembro de 1516, o rei encomendou-o a Inquisidor Geral de Aragão.
Ele foi criado Cardeal-Presbítero da Basílica dos Santos João e Paulo, por S.S. Leão X em 1517.
No conclave após a morte de S.S. Leão X, o primo de Leão, Cardeal Giulio de Médici, foi a figura principal. Com cardeais espanhóis e franceses num impasse, Adriano estando ausente foi proposto como um compromisso e em 09 de Janeiro de 1522 ele foi eleito para Bispo de Roma por uma votação quase unânime, tendo sido coroado em 31 de Agosto de 1522, na Basílica de São Pedro, aos 63 anos de idade.
Lutou contra os turcos, sem resultados positivos. Foi exemplo
de piedade e ascetismo.
S.S. Adriano VI morreu em Roma em 14 de Setembro de 1523, depois de um ano, oito meses e seis dias como Bispo de Roma, sendo enterrado na Igreja Santa Maria dell'Anima, em Roma.
A maioria de seus documentos oficiais foi perdida após a sua morte.