Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

 

Sua Santidade
Alexis II de Moscovo +

 

S.S. Alexis II, nasceu em 23 de Fevereiro de 1929, em Tallinn, Estónia, recebendo o nome de Aleksyei Mikhailovitch Ridiguer. Entrou para o Seminário Teológico de Leningrado em 1947, graduando-se em 1949. Posteriormente ingressou na Academia Teológica de Leningrado (actual Academia Teológica de São Petersburgo) e completou os estudos em 1953.
Em 15 de Abril de 1950, recebeu a Sagrada Ordenação Diaconal das mãos do Metropolita Gregório (Chukov) de Leningrado, e em 17 de Abril de 1950, recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral, sendo apontado como reitor da Igreja da Teofania na cidade de Jõhvi na Estónia, sub jurisdição da Diocese de Tallinn e Estónia.
Em 15 de Julho de 1957, foi nomeado reitor da Catedral da Dormição em Tallinn e decano do distrito de Tartu. Foi elevado a Arcipreste em 17 de Agosto de 1958 e apontado como decano do decanato unido de Tartu-Viljandi em 30 de Março de 1959. Recebeu a Tonsura Monástica em 03 de Março de 1961 na Catedral da Trindade da famosa Lavra da Santíssima Trindade-São Sérgio. Em 14 de Agosto de 1961, o Hieromonge Alexis recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo de Tallinn e Estónia. Em 23 de Junho de 1964, foi elevado a Arcebispo e, em 25 de Fevereiro de 1968, com 39 anos, a Metropolita.
De 1986 até à sua eleição como Patriarca foi Metropolita de Novgorod e Leningrado. Após a morte do Patriarca Pimen (Izvekov) de Moscovo, foi eleito o novo Arcebispo Metropolita de Moscovo e Patriarca de todas as Rússias, da Igreja Ortodoxa Russa. Foi escolhido por conta da sua experiência administrativa e por ser considerado "inteligente, energético, trabalhador, sistemático, perspectivo e eficiente". Ele também "possuía reputação como um conciliador, uma pessoa que poderia achar um denominador comum entre vários grupos no episcopado". O Arcebispo Crisóstomo (Martyshkin) comentou: "Com a sua disposição pacífica e tolerante, o Patriarca Alexis será capaz de unir todos nós".Foi "o primeiro patriarca na história soviética a ser eleito sem pressão do governo; os candidatos foram nomeados a partir da assembleia e a eleição foi realizada por voto secreto".
Apesar de sua idade durante o seu patriarcado, S.B. Alexis II levou uma vida política activa. Ele era visto com frequência na televisão russa conduzindo os serviços religiosos e se encontrando com várias autoridades governamentais, sendo considerado próximo de Vladimir Putin. Durante o tempo do seu patriarcado, Alexis II manteve uma grande influência na sociedade russa, apesar de a Constituição estipular que a Federação Russa é um Estado composto por várias confissões religiosas.
Dos vários dignatários eclesiásticos que recebeu em Moscovo, realçamos a visita do Metropolita Primaz da Igreja Católica Ortodoxa de Portugal, S.B. Dom João I de Portugal.
Em 05 de Dezembro de 2008, S.B. Alexis II morreu vítima de uma parada cardíaca em sua residência em Peredelkino. Mikhail Gorbachov, o último presidente soviético, disse estar "emocionado", pois "tinha um imenso respeito por ele". No dia seguinte, o Patriarca Ecuménico de Constantinopla S.S. Bartolomeu I afirmou que S.B. Alexis II trabalhara pela paz na Igreja Ortodoxa e disse, ainda, que ele "sentia que sua morte era iminente e decidiu trabalhar a fim de restabelecer a paz dentro da Igreja". Foi homenageado pelo Cardeal Mgr. Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo ex-presidente e então primeiro-ministro russo Vladimir Putin, entre outros.
O patriarca foi sepultado em 09 de Dezembro de 2008, na Catedral de Bogoiavlenski, em Moscovo. Conforme informado pela Igreja, no dia 06 do mesmo mês, "o funeral de Sua Santidade, o Patriarca Alexis II, aconteceria na Catedral do Cristo Salvador, e o enterro, de acordo com a sua vontade, seria realizado na Catedral de Bogoiavlenski".

Exéquias do Patriarca

 

S.S. Alexis, S.S. Pimen, Patriarca de Moscovo, e S.B. Mgr. Filaret, Metropolita de Kiev

S.S. Alexis II e S.B. Dom João I

S.S. Alexis II com o Cardeal Walter Kasper

Junto a S.S. Bartholomew I de Constantinopla, Patriarca Ecuménico, da Igreja Ortodoxa Autocéfala de Constantinopla

Observando os restos mortais de S.S. São Tikhon de Moscovo, descobertos em 1992 no Mosteiro Donskoy, sob o olhar atento de S.S. Alexis II, Patriarca de Moscovo


Home / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava / Conceito de Canonicidade