Sr. Armando da Costa Monteiro
(Gabriel II)

O sr. Armando da Costa Monteiro, nasceu na cidade de Ovar em 18 de Janeiro de 1958.
Recebeu a Consagração Monástica e posteriormente a Sagrada Ordenação de Sub-Diácono das mãos de Sua Beatitude D. João Gabriel (Dr. Eduardo Henrique Pinto da Rocha), então Arcebispo Metropolita Primaz da Igreja Católica Ortodoxa de Portugal, em 1978. No mesmo ano foi deposto pelo Bispo Ordenante.
Após abandonar a Jurisdição, funda mais tarde a - Igreja Apostólica de Sião -, no princípio de 1990, alterando posteriormente o nome da associação religiosa para - Igreja Apostólica Católica Ortodoxa -, pouco antes de receber a Sagração Episcopal em 06 de Agosto de 1990, em São Paulo – Brasil, das mãos de Sua Emª Rev.ma D. Milton Cunha, então Arcebispo Primaz do Brasil da Igreja Católica Ortodoxa Americana (The American Orthodox Catholic Church).
Recebeu igualmente a Sagração Arquiepiscopal em 24 de Fevereiro de 1991, das mãos de D. Milton Cunha.

É entronizado como "arcebispo primaz" em 14 de Julho de 1991, em Lisboa.

Notícia do Jornal Correio da Manhã

Mais tarde, afirma que uma imagem de escultura de Maria Santíssima (sob a invocação de Nossa Senhora das Graças) exposta no Santuário, começa a verter “lágrimas humanas” e a conceder supostas “mensagens divinas e revelações”, que foram compiladas e editadas em livro, o qual foi unicamente aprovado e editado pelo próprio sr. Armando.

Em 22 de Março de 1992, na Cidade de São Paulo - Brasil, assinou o acordo de Intercomunhão entre a - Igreja Apostólica Católica Ortodoxa - e a Diocese de São Paulo da Igreja Católica Apostólica Brasileira, na pessoa de Sua Exª Rev.ma D. Luis de Marchi.

Em 15 de Abril de 1995, concede a Ordenação Presbiteral ao Rev.do Pe. Amador de Sousa José, no Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas, ordenando ao Episcopado na mesma ocasião a Sua Exª Rev.ma D. Joaquim da Conceição Marçalo, como Administrador Apostólico do Porto.
Na tarde do domingo, 17 de Junho de 2001, concede "sob-condição" a Sagrada Ordenação Presbiteral ao então Rev.do Pe. Paulo Jorge de Laureano, não por existirem dúvidas acerca da validade da Ordenação Episcopal de Sua Beatitude D. Juan Ignacio Cariaga y Cariaga, mas por não existirem em nosso poder documentos da validade da mesma.
Em 08 de Dezembro de 2002, em plena Celebração da Santa Missa segundo o Rito de São Martinho de Dume, nomeia ao então Rev.do Pe. Paulo Jorge de Laureano, Chanceler da Cúria Primacial da Ibéria com o título de “Monsenhor” e eleva-o à dignidade de Prelado Doméstico da Casa Arquiepiscopal e Primacial da Hispânea.
Em 24 de Agosto de 2003, administra o Santo Crisma ao Sr. Álvaro Duarte (1), e em 31 de Agosto de 2003 procede à sua Consagração Monástica e Ordenação de Subdiácono, e mais tarde a Ordenação Diaconal.
Em 06 de Maio de 2003 concede a Ordenação de Subdiácono ao Sr. Humberto Jorge Pereira Rolo, e em 29 de Junho dos mesmo ano procede à Consagração Monástica na Ordem de São Basílio Magno do mesmo Rev.do Padre-Subdiácono. No mesmo ano concede a Ordenação de Subdiácono ao Sr. Nuno Palma (2), e mais tarde a Ordenação Diaconal.
Em 03 de Agosto de 2003 concede a Ordenação de Diácono ao Rev.do Pe. Subdiác. Humberto Jorge Pereira Rolo.
Entre meados de 2003 e o primeiro trimestre de 2004, a falta de vivência cristã, o ambiente hostil entre clérigos e mesmo entre fiéis, muitas vezes com o consentimento e a iniciativa do próprio D. Armando; as disputas e as intrigas vividas dentro da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa eram mais que muitas, o que levou ao pronto afastamento do Rev.do Pe. Amador de Sousa José (em Fevereiro), e do Sr. Álvaro Duarte (em 15 de Fevereiro).
No domingo, 15 de Março de 2004, em plena Eucaristia Dominical, dá-se um enorme escândalo público na Igreja Apostólica Católica Ortodoxa, quando o próprio Arcebispo Primaz D. Armando da Costa Monteiro, tem manifestações de carácter espírita (psicopraxia) "recebendo a incorporação do Pe. Pio de Pietrelcina" durante o momento da Oração Eucarística até ao final da Oração Pós-Comunhão, chegando a dar mensagens.
Esse grave acto de apostasia e heresia foi presenciado pelo clero presente (para além do então Chanceler Apostólico, o Rev.mo Mgr. Paulo Jorge de Laureano; o Rev.do Pe. Diác. Humberto Rolo, e o Sr. Nuno Palma) e pelos fiéis (entre eles: Dª Angelina dos Santos; Dª Maria de Lourdes Rodrigues Lemos, etc.), no qual existiu profanação e desrespeitando à santidade do lugar de culto.
Após os acontecimentos, o então Rev.mo Mgr. Paulo Jorge de Laureano, assim como alguns fiéis a abandonaram de livre vontade a comunidade por saberem que aquele acto de apostasia e heresia iria contaminar e abranger todos aqueles que nele comungassem.

Em 01 de Novembro de 2005, Solenidade de Todos-os-Santos, concede a "ordenação presbíteral" ao Rev.do Pe. Diác. Humberto Jorge Pereira Rolo, após haver caído em apostasia e heresia declarada e pública.
No mesmo ano de 2005 procede à "consagração monástica" na Ordem de São Basílio Magno do Sr. Rui Manuel Batista de Assunção (1).

Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos / Comunicados da Sé Apostólica / Resposta às acusações da IACO

(1) Deposto e reduzido ao estado laical na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.
(2) Excomungado e expulso da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.