Sua Excelência Reverendíssima Dom Júlio Tavares Rebimbas

Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Dom Júlio Tavares Rebimbas, nasceu em 21 de Janeiro de 1922, em São Mateus do Bunheiro - Aveiro, sendo filho de Sebastião Tavares, e de Maria Antónia Tavares Rebimbas. Frequentou o Colégio de Ermesinde e o Seminário de Vilar, no Porto, até 1939.
Em 29 de Junho de 1945, com 23 anos de idade, recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Arcebispo-Bispo de Aveiro, Dom João Evangelista de Lima Vidal, em Pardilhó. Celebrou a sua Missa Nova em 08 de Julho de 1945, na sua terra natal, sendo nomeado no mesmo ano Coadjutor do Pároco de Ílhavo.
Em 1951 foi nomeado Arcipreste de Ílhavo e em 1959 foi nomeado Vigário-Geral da Diocese de Aveiro. Sua Santidade o Papa São João XXIII eleva-o a Monsenhor (Capelão Doméstico de Sua Santidade) em 1959. Em 21 de Janeiro de 1962, é nomeado Vigário Capitular da Diocese de Aveiro, por falecimento de Dom Domingos da Apresentação Fernandes. Em 08 de Dezembro de 1962, é nomeado Governador do Bispado de Aveiro, na ausência de Dom Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro. Em 1963 é nomeado Consultor Diocesano e de novo Vigário-Geral da Diocese. Em 27 de Setembro de 1967, aos 43 anos de idade, é nomeado por Sua Santidade o Papa São Paulo VI, Bispo do Algarve, recebendo a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo em 26 de Dezembro de 1965, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Dom Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro, sendo co-consagrantes, o Senhor Arcebispo Dom Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga; e o Senhor Dom Francisco Rendeiro, OP, Bispo de Coimbra.

Participou na última sessão do Concílio Vaticano II. Em 01 de Julho de 1972, aos 50 anos de idade, é nomeado Arcebispo Titular de Mitylene e Auxiliar de Lisboa. Em 03 de Novembro de 1977, é criada por Sua Santidade o Papa São Paulo VI, a Diocese de Viana do Castelo, sendo nomeado na mesma data para primeiro Bispo de Viana do Castelo, aos 55 anos.
Em 12 de Fevereiro de 1982, aos 60 anos de idade, foi nomeado por Sua Santidade o Papa São João Paulo II, para Arcebispo do Porto, sendo na mesma data nomeado Administrador Apostólico de Viana do Castelo. Tomou posse da Diocese do Porto em 02 de Maio de 1982, sendo no mesmo ano eleito para o Conselho Permanente do Episcopado Português.

Em 04 de Janeiro de 1986 é nomeado para Membro da Congregação dos Bispos. Em 13 de Junho de 1997, aos 75 anos de idade, resigna como Arcebispo-Bispo Emérito do Porto. Veio a falecer no Porto, em 06 de Dezembro de 2010.

Dom Júlio Tavares Rebimbas, com o Papa São João Paulo II, durante a sua visita a Portugal em 1982

Sua Eminência Dom António Ribeiro, (desconhecido), Dom Júlio e Dom Manuel Martins

Home / Biografias Gerais