Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Eminência Reverendíssima
Dom António Ribeiro +
Sua Emª Rev.ma D. António Ribeiro, nasceu em 21 de Maio de 1928 em São Clemente de Basto,
Celorico de Basto, Braga, Portugal. Era filho de José Ribeiro e de sua mulher Ana Gonçalves, ambos de São Clemente de Basto. Estudou no Seminário de Braga, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Faculdade Teológica em Innsbruck e na Faculdade Teológica de Munique.
Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral
em 05 de Julho de 1953, aos 25 anos de idade.
Entre 1959 e 1964 foi membro do corpo docente do Seminário de Braga e ficou responsável pelo programa «Encruzilhadas da Vida», transmitido aos sábados na RTP, em que debate temas de actualidade, frequentemente sugeridos pelos próprios telespectadores. Foi docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, entre 1964 e 1966. Transita para o programa, também na RTP, intitulado "Dia do Senhor", entre 1964 e 1967, onde demonstrou as suas qualidades de comunicador, com um sentido crítico e uma capacidade de leitura cristã dos acontecimentos. Leccionou Filosofia Social, Filosofia Moral e Psicologia Social e foi director do Instituto Superior de Cultura Católica, entre 1965 - 1967 e Vigário-geral da Arquidiocese de Braga, entre 1966 e 1967. Para além de trabalhar na área da Comunicação Social, foi assistente nacional e diocesano da Liga Universitária Católica e ainda das associações profissionais de médicos, farmacêuticos, juristas, engenheiros e professores.
Inicialmente foi escolhido para suceder, na Diocese moçambicana da Beira, a Sua Exª Rev.ma D. Sebastião Soares de Resende, mas o regime não permitiu que fosse para Moçambique.
Nomeado Bispo Titular de
Tigillava
e Auxiliar
de
Braga,
por S.S. São Paulo VI, em 03 de Julho de 1967, aos 39 anos de
idade. Recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo em 17 de Setembro de 1967, das mãos de Sua Emª Rev.ma D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal-Patriarca de Lisboa,
na Sé de
Braga, sendo Co-Consagrantes: Sua Exª Rev.ma D. Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga, e por Sua Exª Rev.ma D. António de Castro Xavier Monteiro, Arcebispo Titular de Mitilene, e Bispo Auxiliar de Lisboa.
Em 06 de Junho de 1969 foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa. Posteriormente,
em 10 de Maio de 1971, é nomeado 15º Patriarca de Lisboa, tomando posse
em 29 de Junho. Ascende a Cardeal-Presbítero da Cúria Romana
com o Título de Santo António in via Merulana, em 05 de Março
de 1973. Participou no Conclave que elegeu o S.S. São João Paulo
I, e no Conclave que elegeu S.S. São João Paulo II, em 1978.
Enquanto Cardeal Patriarca, foi bastante criticado pelo seu apoio público às amnistias aos presos do Partido Revolucionário do Proletariado/Brigadas Revolucionárias (PRP/BR) e mais tarde na campanha de libertação de Otelo Saraiva de Carvalho, detido, na altura, por pertencer às Forças Populares 25 de Abril.
Posteriormente S.S. São Paulo VI confiou-lhe a presidência do último Sínodo de Bispos do seu pontificado, a IVª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, em 30 de Setembro de 1997. Foi o enviado especial de S.S. São João Paulo II para a celebração do Vº Centenário da evangelização de Angola, em Luanda, entre 22 e 27 de Outubro de 1991 e enviado especial do Bispo de Roma para a celebração do Vº Centenário do Tratado de Tordesilhas, em Setúbal, Portugal, em 05 de Setembro de 1994.
Presidiu à cerimónia de casamento do Duque de Bragança e chefe da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança com D. Isabel de Herédia, em 13 de Maio de 1995, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Veio a falecer santamente em 24 de Março de 1998, aos 69 anos de idade, devido ao estado avançado de cancro do pulmão, na Clínica de Santo António da Reboleira, na Amadora.
Contava 44 anos de Presbítero, 30 de Bispo e 25 de Cardeal.
O seu túmulo encontra-se no túmulo dos patriarcas na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Um monumento comemorativo a ele foi erguido em Britelo, Basto, e um busto foi colocado em sua vila natal, Celorico de Basto, na praça que leva seu nome.
Foi canonizado
e elevado às honras dos Altares em toda a nossa Jurisdição
Canónica, pelo Decreto
Primacial A031/GP, de 15 de Junho de 2005.
Sua Emª Rev.ma D. António, (desconhecido), Sua Exª Rev.ma D. Júlio Tavares Rebimbas, e Sua Exª Rev.ma D. Manuel Martins
Na companhia de S.S. São João Paulo II, na sua primeira visita pastoral a Portugal
Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos / Santos da ICOH