Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Sua Eminência Reverendíssima
Dom Manuel Gonçalves Cerejeira +
Sua Emª Rev.ma
D. Manuel Gonçalves
Cerejeira, nasceu em 29 de Novembro de 1888, em Lousado, Portugal. Um de quatro filhos e quatro filhas de Avelino Gonçalves Cerejeira, e de sua primeira mulher Joaquina Gonçalves Rebelo. Foi baptizado na freguesia do seu nascimento em 03 de Dezembro de 1888, na Igreja Paroquial de Santa Marinha do Lousado, sendo seu Padrinho o Avô Paterno, de quem herdou o nome.
Recebeu
a Sagrada Ordenação Presbiteral em 01 de Abril de 1911, aos 22
anos de idade, para a Arquidiocese de Braga, das mãos de Sua Exª Rev.ma D. Manuel Baptista da Costa (da Cunha), Arcebispo de Braga, Portugal.
Diplomado em Teologia e em Ciências Histórico-Geográficas pela Universidade de Coimbra, na respectiva Faculdade de Letras obteve em 1919 o grau de doutor em Ciências Históricas, com a tese «Clenardo e a Sociedade Portuguesa do seu tempo». Desse ano a 1928 foi professor da Escola onde se graduara.
Em 23 de Março
de 1928, aos 39 anos de idade, é nomeado Arcebispo Titular de Mitylene
e Auxiliar de Lisboa, tendo recebido a Sagrada Ordenação Episcopal em 17 de Junho
de 1928, das mãos de Sua Exª Rev.ma D. Manuel Luís
Coelho da Silva, Bispo de Coimbra, Portugal, sendo Co-Consagrante: Sua Exª Rev.ma D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria, Portugal, e Sua Exª Rev.ma D. António Antunes, Bispo Titular de Rhithymna e Coadjutor de Coimbra, Portugal.
Em 18 de Novembro de 1929, aos 41 anos de
idade, é nomeado Patriarca de Lisboa, sendo elevado a Cardeal em 16
de Dezembro do mesmo ano, com o Título de Cardeal-Presbítero
de São Marcelino e São Pedro.
Resigna em 10 de Maio de 1971, aos 82 anos de idade, vindo a falecer como Patriarca-Emérito de Lisboa, em 02 de Agosto de 1977, aos 88 anos de idade, sendo tumulado no Panteão dos Patriarcas, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Contava 66 anos de Presbítero, 49 de Bispo e 47 de Cardeal.
Orando com o Episcopado português junto a S.S. São Paulo VI
Junto a Sua Exª Rev.ma D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto