Igreja Católica Ortodoxa Hispânica


232º - S.S. Leão XI +
(1605 a 1605 d.C.)


Nasceu em Florença e chamava-se Alessandro Ottaviano de Médici. Era filho de Francesca Salviati e Ottaviano, sendo sobrinho-neto de S.S. Leão X. O pai de Alessandro morreu quando criança e ele foi educado em casa por um padre dominicano, Vincenzo Ercolano. Medici sentiu o chamado ao sacerdócio, mas sua mãe se opôs à sua vocação, pois ele era o único homem da família. Para desencorajar isso, ela o enviou à corte do Grão-Duque da Toscana, que fez cavaleiro de San Stefano. Mais tarde, viajou para Roma em 1560, onde iniciou uma amizade e colaboração ao longo da vida com São Filipe Néri. Foi Neri quem previu que ele ascenderia ao pontificado. A mãe de Medici morreu em 1566, altura em que ele continuou os seus estudos para se tornar sacerdote. Isso levou à sua Ordenação Presbiteral em 22 de Julho de 1567.
Alessandro serviu como embaixador florentino a S.S. Pio V (1569-1584) e mais tarde foi nomeado por S.S. Gegório XIII como o Bispo de Pistoia em 1573. Em Março 1573, após a nomeação, ele recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal em Roma. Mais tarde, foi nomeado Arcebispo de Florença em 1574.
Medici foi elevado ao cardinalado em 1583 e S.S. Sixto V tornou-o Cardeal-Presbítero de Santos Ciríaco e Julita: um título que recebeu em 09 de Janeiro de 1584. Era uma Igreja Titular revertida do nome anterior de San Ciriaco alle Terme Diocleziane. No período seguinte, ele optou por outras igrejas titulares.
Em 1596, S.S. Clemente VIII enviou-o como Legado Papal para a França, onde Maria de Medici era Rainha. Ele permaneceu lá até 1598, quando recebeu a notícia de sua nomeação como Prefeito da Congregação dos Bispos e Regulares.
Em 14 de Março de 1605, onze dias após a morte de S.S. Clemente VIII, 62 cardeais entraram no conclave. Entre os candidatos a Bispo de Roma, destacaram-se o grande historiador César Barônio e o famoso polémico São  Roberto Belarmino. Mas Pietro Aldobrandini, o líder do partido italiano entre os cardeais, aliou-se aos cardeais franceses e provocou a eleição de Alessandro contra o desejo expresso do Rei Filipe III de Espanha. Diz-se que o Rei Henrique IV de França gastou 300 mil escudos na promoção da candidatura de Alessandro.
Em 01 de Abril de 1605, o Cardeal Alessandro de Medici foi eleito Bispo de Roma. Ele escolheu o nome Leão XI em homenagem ao seu tio S.S. Leão X. Foi coroado em 10 de Abril de 1605 pelo Cardeal Proto-Diácono, Sua Emª Rev.ma Mgr. Francesco Sforza, e tomou posse da Arquibasílica de São João de Latrão em 17 de Abril de 1605.
Quando ele foi eleito, S.S. Leão XI tinha quase 70 anos e morreu 27 dias depois, em 27 de Abril de 1605. Sua morte foi resultado de fadiga e frio na cerimónia de posse da Arquibasílica de São João de Latrão; ele começou a sofrer de febre no dia seguinte. Ele foi chamado de Bispo Lampo ("Bispo Relâmpago") porque o seu papado foi muito curto.


Home / Biografias Gerais