S.S. São Wolodimir I
(Walter Myron Propheta)

S.S. São Wolodimir I (Walter Myron Propheta), recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Bohdan Shpilkat, Bispo da Igreja Russa Fora das Fronteiras, sendo posteriormente Secretário da Arquidiocese Metropolitana. Mais tarde Dom Shilkat, elevou o Padre Walter Propheta a Arcipreste-Mitrado, segundo a Bula emitida em 18 de Abril de 1959, sempre dentro da Jurisdição Canónica da Igreja Ortodoxa da Ucrânia na América.
Em 03 de Ou
tubro de 1964, em New York, Estados Unidos da América, recebe a Sagração Episcopal das mãos de Sua Eminência, Dom Joaquin Souris, Iº Metropolita da Igreja Grega Ortodoxa Autocéfala de New York e Fundador da "Greek Bishops of Holly Sinod of True Orthodox Christian", como Bispo Greco-Ucraniano, conservando a Sucessão Apostólica Episcopal Russo-Siriana, sendo Co-Consagrantes: o Bispo Stanislaus de Witow, e o Bispo Peter Andrew Zhurawetsky. Posteriormente foi Re-consagrado em 30 de Março de 1965, para ser elevado a Arcebispo e Metropolita, como Primaz da Igreja Ortodoxa da América e da Antiga Igreja da Ucrânia, por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Theoklitos Kantaris, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Grega de Salamis (Chipre), e por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Theodotus (Stanislaus de Witow), Arcebispo da Igreja Ortodoxa da América.
Em 14 de Janeiro de 1968, foi eleito e proclamado Patriarca da Igreja Ortodoxa da América (The American Orthodox Catholic Church) e para a Antiga Igreja Ortodoxa Ucraniana, com o nome de Sua Santidade Wolodymyr I.
Veio a falecer santamente em 18 de Outubro de 1972, aos 60 anos de idade. Foi canonizado e elevad
o às honras dos Altares, em toda a nossa Jurisdição Canónica, pelo Decreto Primacial A028/GP, de 15 de Junho de 2005.

Decreto

O Santo Sínodo Americano

Ordenando um Sacerdote

Sagrando ao Episcopado um afro-americano