Sua Beatitude Dom Delberto Constantino Araújo de Aguiar

S.B. Dom Delberto Constantino Araújo de Aguiar, foi recebido na Igreja Apostólica Episcopal Portuguesa, na qual recebeu a Sagrada Ordenação Diaconal e Presbiteral das mãos de Dom António José da Costa Raposo, Arcebispo Primaz. Mais tarde foi eleito ao Episcopado e recebeu a Sagrada Ordenação de Bispo das mãos de Dom António José da Costa Raposo, Arcebispo Primaz, sendo Co-Consagrantes: S.B. Dom Juan Ignacio Cariaga y Cariaga, e Dom Gabriel Heger.

Decreto e Momentos da Ordenação

Posteriormente, transitou para a Igreja Apostólica Luso-Hispânica (Patriarcado da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava), aonde foi nomeado Arcebispo de Lisboa, sendo mais tarde nomeado Vigário-Geral por Sua Santidade o Patriarca Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), Arcebispo de Byalistock e IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava.
Em 09 de Julho de 2006, concede a Sagrada Ordenação Diaconal ao Sr. Fernão Manuel Canhão Marques Gomes (Deposto e reduzido ao Estado Laical em 29 de Junho de 2015) para a Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Momentos da Ordenação

Em 06 de Agosto de 2006, Festa Litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, preside solenemente à Sagração Episcopal de Sua Beatitude Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), como Arcebispo Primaz Katholikos da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Momentos da Ordenação

Em 20 de Maio de 2007, foi o Primeiro Co-Consagrante na Sagração Episcopal do Sr. Fernão Manuel Canhão Marques Gomes.

Momento da Ordenação

Em 12 de Abril de 2008, recebe em Lisboa a Sucessão Apostólica e a Re-Consagração Episcopal Ortodoxa das mãos de Mar Valerian de Silio (Alfredo Mário Mingolla-Montrezza), Bispo e Eparca de Bueno Aires – Argentina, da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, comungando da Canonicidade Bielorrussa Eslava.

Decreto e Momentos da Ordenação

Faz parte do “Holy Synod of North and South America, Europe and Africa” da “The American Orthodox Catholic Church”.
Em 07 de Fevereiro de 2009, em Lisboa, foi o Segundo Co-Consagrante na Sagrada Ordenação Episcopal de Dom Carlos Alberto Luconi, presidida por Mar Valerian de Silio (Alfredo Mário Mingolla-Montrezza), Arcebispo de Buenos Airesda Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, juntamnete com S.B. Mar Alexander I da Hispânea (Paulo Jorge de Laureano), Arcebispo Primaz Katholikos e Presidente da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica; Dom Luís Manuel dos Reis Gonçalves, Arcebispo Titular da Lusitânia; e pelo Sr. Fernão Manuel Marques Gomes, então Arcebispo Titular de Tarso e Vigário Primacial da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Momento da Ordenação

Home / Biografias Gerais / Documentos Diversos