Sua Eminência Reverendíssima Dom Luiz Fernando Castillo Mendez

 

Sua Excelência Reverendíssima, Dom Luiz Fernando Castillho Mendez, nasceu em 04 de Dezembro de 1922, na Venezuela, sendo filho de Sacramento Castillo López e Carmen Méndez de Castillo. Estudou no Seminário Diocesano Sto. Tomás de Aquino - São Cristobal – Venezuela (1933-37), sendo Bacharel em Humanidades (segundo grau), e no Seminário Maior  de São José - Caracas – Venezuela (1938-41), tendo cursado Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma (1942-46).
Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral na Igreja Católica Apostólica Romana, em Espanha, a 10 de Agosto de 1944, aos 22 anos de idade, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Valentin Comillas e Santa Maria.
Mais tarde recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira, das mãos de Sua Excelência Reverendís
sima, Dom Carlos Duarte Costa, Bispo do Rio de Janeiro e Presidente da Igreja, em Balboa, Zona do Canal do Panamá em 03 de Maio de 1948, aos 25 anos de idade.

Momentos da Ordenação

Foi o Primeiro Bispo de Brasília – Brasil e quatro vezes Presidente da Igreja. Ordenou ao Episcopado a Dom António José da Costa Raposo, Arcebispo Primaz da Igreja Apostólica Episcopal Portuguesa; assim como a S.B. Dom Juan Ignacio Cariaga y Cariaga, Ex-Arcebispo-Primaz da Igreja Apostólica Luso-Hispânica (Patriarcado Ortodoxo Russo no Exílio).
Foi Co-consagrante na Ordenação Episcopal de
Dom Milton Francisco de Salles Cunha, na Igreja Católica Apostólica Brasileira.

Após a Ordenação

Em 14 de Março de 1992, foi Co-Consagrante na Sagração Episcopal de Dom Bruno Tinivelli Fangelli, num acto presidido por Dom José Camargo Melo, Arcebispo Primaz da Igreja Católica Apostólica Mexicana, na Igreja Catedral dedicada ao Espírito Santo, na Cidade de Cordoba - México, sendo igualmente Co-Consagrante Dom Olindo Ferreira Pinto Filho.
Como Patriarca das Igrejas Católicas Apostólicas Nacionais, convocou um Concílio Mundial dos Bispos, que se reuniu em Portugal, nas instalações da Igreja Apostólica Episcopal Portuguesa, entre 19 e 25 de Outubro de 2003.

Os Bispos da Igreja Católica Apostólica Brasileira - Dom Ivan Dutra de Moraes (esqª), Dom Manoel da Rocha, Dom Isaac, Dom Luiz Castillo Mendez, Dom Josivaldo Pereira de Oliveira, e Dom Wagner Rodrigues

O maior Colégio Episcopal presente foi o brasileiro, que confirmou o Patriarcado, iniciando estudos sobre a criação do "Patriarcado Inter Pares" para acolher Igrejas Nacionais de diversos países, inclusive Igrejas do Leste Europeu.
Veio a falecer em Brasília, em 29 de Outubro de 2009.


Dom Castillo e Dom Josivaldo Pereira de Oliveira

Na companhia de Most Reverend Bertil Persson

Os Bispos Dom James (esquª), Dom Josivaldo, Dom Luiz Castillo, Dom Olinto Filho, e Dom David

Dom Castillo Mendez ladeado por Dom Joanir Neves (esqª) e Dom Josivaldo

Dom Castillo ladeado por Dom Manoel da Rocha (esqª) e Dom Josivaldo

Dom Castillo Mendez concelebrando com Monsenhor Emmanuel Milingo, Arcebispo Emérito de Lusaka da Igreja Católica Apostólica Romana

Recortes de Jornal

 

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos


Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011